O Impact Hub, em parceria com a Tencent e outros parceiros globais, acaba de lançar o CarbonX 2.0. Trata-se de um programa inovador que procura propostas de startups em fase inicial, instituições de investigação e universidades que desenvolvam soluções avançadas de captura, remoção de carbono e armazenamento de energia de longa duração. As candidaturas estão abertas até 31 de maio.
Com a implementação do CarbonX 2.0 espera-se receber propostas inovadoras em torno da captura e remoção de carbono, mas também armazenamento de energia. E pretende-se promover uma economia de baixo carbono através de soluções inovadoras e eficientes.
O CarbonX 2.0 disponibiliza um ambiente real de testes e recursos essenciais para o desenvolvimento de projetos piloto inovadores em quatro principais áreas industriais: remoção de dióxido de carbono, com tecnologias inovadoras para capturar e eliminar CO2 da atmosfera; CCUS para a indústria siderúrgica, com soluções de captura, utilização e armazenamento de carbono aplicadas ao setor do aço; armazenamento de energia de longa duração, com novas abordagens para um armazenamento eficiente de energia renovável; e CarbonXmade, que abrange a integração do carbono capturado em produtos químicos e bens de consumo.
O programa oferece várias vantagens, desde logo, financeiras, através de cerca de 1 milhão de dólares em financiamento, valor direcionado para projetos-piloto capazes de assegurar a implementação de soluções que respondam à Visão que motiva este projeto. Será também promovida mentoria, bem como parcerias junto da indústria, neste caso, através do acesso a especialistas, recursos e colaborações estratégicas que acelerem o desenvolvimento das soluções. Pretende-se que os projetos sejam ambiciosos e capazes de gerar eficiências de custo significativas com o apoio adequado.
Sob o mote de identificar e apoiar as soluções mais impactantes para enfrentar os desafios climáticos globais, pretende-se identificar e apoiar startups, universidades e equipas de investigação com soluções inovadoras. As candidaturas decorrem até 31 de maio.
O Impact Hub Lisbon é o capítulo português da rede global Impact Hub, presente em mais de 110 cidades em todo o mundo. Desde 2016, tem acelerado a transição para uma nova economia, apoiando empreendedores, empresas e instituições que trabalham por um futuro mais sustentável, inclusivo e impactante. Com uma abordagem centrada na comunidade e metodologias globais, o Impact Hub Lisbon oferece espaços de coworking, programas de incubação e aceleração, consultoria estratégica e eventos que promovem a inovação e a colaboração. Através destas iniciativas, tem apoiado o arranque e crescimento de mais de 700 empreendedores, contribuindo para o desenvolvimento de soluções inovadoras nas áreas da economia circular, sustentabilidade, diversidade e inclusão.
https://lu.ma/user/impacthublisbon
https://carbonxprogram.com
Relatórios das telcos, aviação e transportes vão ser analisados pelo Governo
Mostra estudo do Grupo IPG Mediabrands sobre a geração Alpha portuguesa