O grupo Impresa e a Escola de Gestão de Informação e de Ciência de Dados da Universidade Nova de Lisboa assinaram um protocolo para a criação de um laboratório de dados e IA aplicado aos media. O acordo prevê o desenvolvimento de um conjunto de projetos de pesquisa aplicada e a implementação de programas avançados de formação, incluindo o primeiro curso de "Data Journalism".
A parceria identificará ainda soluções para os principais desafios dos media, como a relação dos jovens com as notícias e os novos hábitos de consumo de media. As duas partes já tinham uma parceria, para a criação de oficinas conjuntas sobre diversos temas ligados ao jornalismo e aos dados. Agora, querem explorar o potencial da inteligência artificial no universo da comunicação.
Em declarações à SIC, o CEO da Impresa, Francisco Pedro Balsemão, referiu que "através da nossa prática do dia-a-dia podemos ajudar a nova IMS a reforçar o seu currículo e aquilo que fazem. Ambas as partes sairão beneficiadas com este projeto".
A parceria vai cruzar profissionais de ambas as instituições, investigadores, professores, jornalistas e especialistas em comunicação, num consenso inicial de que a ciência de dados e a IA trazem novas potencialidades, mas também desafios ao mundo do jornalismo. Para os próximos 12 meses já estão previstos três projetos, os públicos jovens, as notícias, os dados e o digital são os temas principais.
"A IA generativa não vai substituir o jornalismo, vai sim ajudar os jornalistas a serem mais produtivos e a trazerem mais valor para aquilo que é os seus trabalhos no dia-a-dia", garantiu Francisco Pedro Balsemão.
Plataforma de insights de apoio ao desenvolvimento de negócios e tecnologia