O Instagram passou a ser a rede social mais utilizada em Portugal. Entre as plataformas digitais, é a que os portugueses acedem com maior frequência. Segue-se o Whatsapp e só em 3º lugar surge o Facebook, que foi agora destronado em termos de acessos. Os dados são da mais recente edição do estudo "Os Portugueses e as Redes Sociais", da Marktest.
Assim, a plataforma do grupo Meta foi a mais referida (34,2%) entre as redes sociais a que os portugueses acedem com maior frequência, destronando pela primeira vez o Facebook, também da Meta, neste critério. Aliás, o Facebook foi ainda ultrapassado pelo Whatsapp, também de Mark Zuckerberg, que ficou agora na 2ª posição, com 27,2% de referências como rede a que os portugueses mais vezes acedem. Já o Facebook ficou nos 20,9% de referências.
Mas, embora esteja a ser utilizado com menos frequência, o Facebook continuaa ser a rede social com maior penetração em Portugal: quase 90% dos portugueses que utilizam redes sociais têm uma conta na plataforma. Segue-se o WhatsApp (88,3%) e o Instagram (82,1%).
O Facebook é ainda relevante para os portugueses, mantendo-se como a rede com maior notoriedade espontânea top of mind (ou seja, a primeira referência dada pelos entrevistados) no estudo da Marktest, com 59,4% de respostas. Este valor representa, porém, uma quebra face aos 64,5% registados em 2023. Em sentido contrário, o Instagram, que este ano obteve 31,2% de primeiras referências espontâneas, cresceu.
Relatórios das telcos, aviação e transportes vão ser analisados pelo Governo
Mostra estudo do Grupo IPG Mediabrands sobre a geração Alpha portuguesa