Intenções de contratação descem no 3º trimestre

2025-06-17

No terceiro trimestre do ano, os empregadores nacionais demonstram intenções de contratação moderadamente positivas, mas mais cautelosas. Refletindo um cenário de contenção na criação de novos postos de trabalho, a Projeção para a Criação Líquida de Emprego será de +16%. O que representa um recuo de três pontos percentuais face ao trimestre anterior e de dois pontos face ao mesmo período de 2024. Os dados são do ManpowerGroup Employment Outlook Survey. 
Assim, e num universo de 524 empresas portuguesas inquiridas, 34% dos empregadores pretendem aumentar as suas equipas, 18% anteveem reduzir e 45% planeiam manter o seu número atual de colaboradores. Todos os setores revelam intenções de contratação positivas.
No entanto, o setor de Energia e Utilities destaca-se, com a Projecção para a Criação Líquida de Emprego mais elevada, de +34%. Os Serviços de Comunicação acompanham este otimismo, também com intenções de contratação sólidas, de +30%. Ambos se revelam um crescimento considerável entre trimestres e na comparação anual.
Seguem-se os sectores da Saúde e Ciências da Vida e de Finanças e Imobiliário, também com um sentimento favorável às contratações, com +29% e +21%, respetivamente. E mostram perspetivas em crescimento. 
Já nas Tecnologias de Informação e nos Bens e Serviços de Consumo ras projeções são menos otimistas que no trimestre anterior, com Projeções para a Criação Líquida de Emprego positivas de +19% e +13%, evidenciando uma quebra de seis e oito pontos percentuais, respetivamente. 
No setor da Indústria Pesada e Materiais, as perspetivas de contratação são mais conservadoras, situando-se nos +10%, também com um abrandamento considerável entre trimestres. Já nas empresas de Transportes, logística e Automóvel avançam com uma Projeção de +9%, apresentando as descidas mais consideráveis.
Todas as regiões apresentam intenções de contratação positivas para os meses de julho a setembro, mas apenas duas registam um crescimento em relação ao trimestre anterior e ao período homólogo de 2024. O sentimento de maior confiança nas contratações regista-se na Região Centro e na Região Sul, com os empregadores a avançarem uma Projeção para a Criação Líquida de Emprego de +29% e +24%, respetivamente. A Região Centro apresenta a subida mais acentuada comparativamente aos mesmos meses do ano passado, crescendo 22 pontos percentuais. Já a Região Sul, impactada pelo efeito da época do turismo, é a que regista a maior evolução face ao trimestre passado, revelando um aumento considerável de 18 pontos percentuais
Segue-se o Grande Porto, com a Projecção a fixar-se nos +20%, um valor positivo, mas que revela uma diminuição de seis pontos percentuais entre trimestres e, por fim, os empregadores da Grande Lisboa e da Região Norte que revelam as intenções de contratação mais baixas para o terceiro trimestre do ano.
Cinco das seis categorias de dimensão de empresa analisadas apresentam previsões de contratação positivas para o terceiro trimestre de 2025. No entanto, apenas as pequenas empresas e as grandes empresas de mais de cinco mil trabalhadores registam uma evolução positiva face ao trimestre passado.
No que respeita às razões dos empregadores para a contratação, o crescimento da empresa é a principal razão apontada para a criação de emprego, sendo destacada por 34%. Mas para 38% das organizações, os efeitos combinados da transformação nos modelos de negócio e da digitalização representam também uma das principais motivações de contratação.
Já no que respeita aos empregadores nacionais que projetam uma redução no número de colaboradores no terceiro trimestre, destacam os desafios económicos (26%) como principal motivo para reduzir as suas equipas. Também aqui se nota o impacto da transformação digital, com 28% dos empregadores a referir a evolução nas necessidades de competências e/ou a automação como fatores impulsionadores das reduções nas equipas.


2025-07-10 | Atualidade Nacional

Há mais de 270 empresas que obtiveram este estatuto pela 1ª vez


2025-07-09 | Atualidade Nacional

De acordo com presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento


2025-07-09 | Atualidade Nacional

Para aumentar segurança e prevenis acessos não autorizados


2025-07-07 | Atualidade Nacional

Defendendo medidas exigentes mas flexíveis e simples


2025-07-04 | Atualidade Nacional

Anúncio foi feito no Congresso por Giorgia Abeltino, da tecnológica


2025-07-04 | Atualidade Nacional

Em cerimónia no 34º Digital Business Congress