Líder da Anacom diz que 5G pode chegar a Portugal em dezembro

2021-11-17 Há condições para o 5G arrancar comercialmente ainda este ano. A garantia foi dada pelo presidente da Anacom em entrevista à RTP1, onde considerou que não há atraso substancial em relação aos demais países europeus. Quando às críticas do primeiro-ministro ao regulamento do leilão e ao facto do Executivo chamar a si o dossier do serviço postal universal, diz que não se sentiu desautorizado pelo Governo.
"Estamos neste momento a aprovar o relatório final, o que irá acontecer nos próximos dias. Depois disso, as empresas vão ter as licenças (de 5G)", adiantou João Cadete de Matos. "Diria que todos nós vamos começar a poder utilizar o 5G para as nossas necessidades, não só os cidadãos como as empresas, a partir do próximo mês, e sem nenhum atraso substancial em relação aos restantes países da União Europeia". No entanto, tudo dependerá dos operadores, a quem caberá lançar o serviço comercial.
Questionado sobre as declarações do primeiro-ministro, António Costa, que criticou as regras do regulamento do leilão poucos dias antes deste terminar, assim como a decisão do Executivo em retirar à Anacom a definição dos critérios de qualidade do serviço universal postal, o presidente do regulador garantiu que não se sentiu "desautorizado" pelo Governo.
"Não vemos isso como desautorização. Aquilo que é o nosso entendimento é que cada um deve cumprir as obrigações que lhe estão atribuídas. A Anacom cumpre as obrigações que estão na lei postal", salientou, deixando claro continuará "a ser pedido à Anacom que faça não só a proposta de indicadores de qualidade, como também faça a supervisão do cumprimento dessa qualidade. A Anacom faz aquilo que o país quer que nós façamos".

2021-11-26 | Atualidade Nacional

Anacom acaba de atribuir a licença ao operador


2021-11-25 | Atualidade Nacional

Tecnológica portuguesa aproxima pacientes a médicos através de vídeo consultas


2021-11-24 | Atualidade Nacional

Concurso para conetividade digital lançado até início de 2022


2021-11-24 | Atualidade Nacional

De acordo estudo "Hybrid Retail: A New Era", da Xpand IT


2021-11-24 | Atualidade Nacional

Regulador reitera que são dos mais altos da UE27


2021-11-24 | Atualidade Nacional

Anacom já aprovou relatório final do leilão


2021-11-24 | Atualidade Nacional

Num montante total de 650 milhões de euros


2021-11-19 | Atualidade Nacional

Ao mesmo tempo que acorda a atribuição de bolsas de estudo