Lisboa e Porto destacam-se entre as cidades europeias com 5G

2024-02-15

Apesar da aposta reforçada da UE27 nas redes 5G, a realidade mostra que há uma grande discrepância na oferta destas infraestruturas os vários estados-membros. Berlim é a cidade europeia que oferece uma melhor experiência de qualidade das redes 5G, num ranking que mede o desempenho do 5G e da qualidade das redes nas principais cidades. Lisboa e Porto integram a lista das 10 melhores, revela um estudo da empresa de análise MedUX.

De acordo com os dados, a cobertura 5G mais ampla da Europa está em Portugal, onde 5G non-standalone (NSA), que complementa as redes 4G, escalou significativamente em todas as cidades. As velocidades 5G mais consistentes foram observadas em Lisboa, que garantiu o 1º lugar tanto em velocidades de download quanto de upload 5G. A velocidade de download típica (mediana) em Lisboa ficou acima de 537 Mbp e a velocidade de upload típica acima de 53 Mbps. O Porto ocupa o posto de 2ª cidade em termos de velocidades de download e upload, mas é mais lento do que Lisboa em 15% e 33%, respetivamente. Mas tem a melhor cobertura 5G, com mais de 90% de registo tecnológico.

Tendo em conta que nem todas as experiências 5G são iguais e que existe uma variação na qualidade que os utilizadores sentem, o estudo mede o desempenho 5G e a qualidade da experiência nas principais cidades europeias, incluindo Londres (Reino Unido), Berlim e Munique (Alemanha), Paris (França), Lisboa e Porto (Portugal), Roma e Milão (Itália) e Madrid e Barcelona (Espanha).

Conclui-se que muita coisa mudou desde a primeira medição 5G da MedUX, durante o lançamento das primeiras redes 5G na Europa, sendo que a experiência 5G é muito boa ou excelente nas cidades europeias. Há um claro favorito (Berlim), cinco candidatos no ranking no terreno de excelência (Barcelona, Paris, Lisboa, Milão e Porto) e quatro vice-campeões (Madrid, Roma, Londres e Munique). Todas estas cidades têm as classificações em termos de qualidade da experiência (QoE) numa dos 4,3 numa escala até 5.

A melhor experiência geral de QoE está na Alemanha, sendo Berlim a cidade com melhor QoE, mostrando uma estabilidade excecional na maioria das categorias de experiência móvel e KPIs. Barcelona e Paris seguem de perto, nos 2º e 3º lugares em termos de melhor QoE.

Mas a experiência mais confiável é na Itália, com Milão a liderar em termos de  Melhor Confiabilidade, a segunda categoria mais importante do benchmark. A cidade tem o desempenho de rede mais consistente, com 99,91% de sucesso em sessões de internet, ao lado de Barcelona (99,82%). Itália destaca-se ainda em termos de experiência de jogos 5G. Em particular, Milão é o vencedor da experiência de jogos no 5G, com a pontuação mais alta.

Já a melhor experiência em Data e OTT está na Alemanha. Berlim é a vencedora do Data and OTT Experience, incluindo navegação na web, redes sociais, transferências de dados e experiências de jogos. tem uma confiabilidade muito alta e resultados de tempo de entrega de conteúdo, por exemplo, o tempo de carregamento da navegação na web abaixo de 1550 milissegundos é normalmente mais rápido do que em outras cidades em 5-25%. A melhor experiência de Streaming está na França. Paris é a vencedora do Video Experience, assim como Berlim, que é colíder, com uma taxa de confiabilidade de 100% nas sessões de streaming.

O estudo destaca que o melhor QoE 5G ainda está por vir, já que começam a surgir na Europa das redes stand-alone (SA), que permitirá níveis muito superiores de confiabilidade, tempos de resposta e interatividade. Mas admite-se que s implantação destas redes possam levar meses a descolar em grande escala. Sendo que o mercado tem ainda alguns desafios pela frente, como a adoção de dispositivos compatíveis com 5G e SA, implementação de núcleo 5G, infraestrutura nativa na cloud, cobertura RAN 5G (indoor, outdoor e capacidade), OpenRAN, VoNR, 5G FWA, incertezas de desempenho 5G devido ao aumento do uso e carga de rede e redes privadas 5G, entre outros.

 


2024-04-18 | Atualidade Nacional

Programa de Open Innovation da Test Bed 5G


2024-04-18 | Atualidade Nacional

Com um reforço de 10% face ao ano anterior


2024-04-18 | Atualidade Nacional

12 foram apoiadas pela StartUp Portugal, no âmbito do Programa Business Abroad


2024-04-18 | Atualidade Nacional

Para fornecer serviços de desenvolvimento remoto de TI


2024-04-18 | Atualidade Nacional

Alcançando valor recorde de 4,7 milhões de euros


2024-04-11 | Atualidade Nacional

Seis meses depois de se ter demitido


2024-04-11 | Atualidade Nacional

Avança Jornal de Negócios, citando fontes ligadas ao processo


2024-04-05 | Atualidade Nacional

Percorrendo o país com roadshow de inovação