Mário Ferreira lança OPA sobre 70% da Media Capital

2020-11-27 "A contrapartida oferecida pelas ações objeto da oferta, a pagar em numerário, será a que resultar da determinação do auditor independente acrescida de 2%, desde que não inferior a 0,67 cêntimos caso em que será este o valor da contrapartida", lê-se no documento da oferta. Este auditor está também a fixar a contrapartida para a outra OPA em curso, a da Cofina, que incide sobre 100% do capital de forma condicionada.

Mário Ferreira, que detém 30,22% da Media Capital, anunciou uma OPA sobre o restante capital que ainda não detém, cumprindo desta forma a determinação da CMVM, que há cerca de uma semana concluiu que houve entre a Pluris (empresa de Mário Ferreira) e os espanhóis da Prisa, impondo por isso ao empresário nortenho a obrigatoriedade desta operação.

O anúncio preliminar refere que "para efeitos de lançamento da oferta, será necessária a obtenção das autorizações regulatórias aplicáveis em matéria de controlo de concentrações e aquisição do domínio de um grupo societário cuja atividade corresponda à da sociedade visada", como a Autoridade da Concorrência e ERC. O anúncio relembra que a oferta "é lançada por imposição regulatória, na sequência da deliberação".

A Pluris Investments, em nota informativa à imprensa, destaca que está a agir "contra a incerteza e a instabilidade que têm revestido o processo de recuperação da Media Capital" e que com esta OPA "transparente e aberta ao mercado, defendemos e protegemos da incerteza milhares de postos de trabalho e um projeto comunicacional da maior relevância para a sociedade portuguesa".

Assim, os demais acionistas minoritários da Media Capital poderão "por sua livre vontade,coptar por permanecer ou alienar as suas participações, não se vendo forçados a acompanhar a Pluris neste caminho. Só assim será possível evitar-se mais especulação sobre um projeto que requer de forma urgente a reposição da normalidade para permitir novas perspetivas de futuro para a Media Capital", acrescenta-se.

A decisão da CMVM da semana passada defendia que entre a compra da posição dos cerca de 30% do capital pela Pluris à Prisa, em maio, e a saída dos espanhóis do capital da dona da TVI, mais recentemente, houve concertação entre ambos que "moldou, reestruturou e redefiniu muito significativamente a sociedade Media Capital".
Entretanto, a Cofina, que tentou sem sucesso comprar a dona da TVI, reiterou a sua disponibilidade para fazer parte de uma solução de viabilidade do grupo de media. "A Cofina, enquanto oferente na oferta pública de aquisição em curso, continua disponível para fazer parte de uma solução de viabilidade e crescimento para o grupo Media Capital", disse à Lusa fonte oficial.

Recorde-se que na 3ª feira, em AG de acionistas e contra a determinação da ERC, Mário Ferreira foi eleito presidente do Conselho de Administração da dona da TVI, num encontro em que foram ainda aprovados os novos corpos sociais. Na véspera, o regulador dos media tinha avançado com uma deliberação onde manifestava "fundadas dúvidas sobre a identidade" dos acionistas da Media Capital, pelo que consideraria que qualquer decisão tomada na assembleia-geral que pudesse envolver alteração de domínio poderia não ser reconhecida.

2021-01-20 | Atualidade Nacional

Para dar resposta ao novo período de confinamento


2021-01-20 | Atualidade Nacional

Operação terá decorrido em agosto do ano passado


2021-01-15 | Atualidade Nacional

Propostas ultrapassam 180 milhões de euros


2021-01-14 | Atualidade Nacional

Estabelecem novas regras do estado de emergência


2021-01-14 | Atualidade Nacional

Ao contabilizar mais de 96 mil novos registos em 2020


2021-01-14 | Atualidade Nacional

Superando as metas propostas, avança com novas ofertas


2021-01-12 | Atualidade Nacional

Depois de 8 dias de licitações e 44 rondas


2021-01-08 | Atualidade Nacional

Grupo Bel, de Marco Galinha, é o comprador


2021-01-08 | Atualidade Nacional

Ao sexto dia de licitações dos novos entrantes


2021-01-08 | Atualidade Nacional

Depois de concluído o processo de migração da TDT