MEO e AXENT interligam redes de fibra entre Portugal e Espanha

2025-10-30

A MEO e a AXENT anunciaram a interligação bem-sucedida das suas redes de fibra ótica na fronteira sul entre Portugal e Espanha. O acordo estratégico vem reforçar a conectividade transfronteiriça, permitindo a ambas as empresas disponibilizar serviços de capacidade múltipla de 100 Gbps e 400 Gbps entre pontos de acesso local designados em Portugal e Espanha.

A nova interligação assegura uma rota diversificada e segura para a transmissão de dados, garantindo maior redundância, resiliência e escalabilidade para os clientes de ambos os operadores. Através desta colaboração, a MEO e a AXENT passam a oferecer serviços de capacidade robustos e flexíveis, com a possibilidade de estender a conectividade diretamente a locais específicos dos seus clientes sempre que necessário.

Esta iniciativa reforça a cooperação de longa data entre as duas empresas e reflete o compromisso comum em responder ao crescente aumento da procura por conectividade transfronteiriça de alto desempenho na Península Ibérica. O acordo foi formalizado durante a segunda edição do evento Atlantic Convergence, realizado em Lisboa.

"Ao interligar-nos à AXENT, garantimos aos nossos clientes o acesso a rotas seguras e de elevada capacidade, que apoiam as suas crescentes necessidades digitais e reforçam a ligação de Portugal a Espanha e ao resto da Europa", diz Ana Carla Sousa, diretora do MEO Wholesale Solutions.

"Esta parceria com a MEO permite-nos reforçar a expansão da nossa rede internacional e oferecer maior valor aos nossos clientes, através de rotas mais diversificadas e escaláveis", acrescenta Peng Yan, Chief Commercial Officer da AXENT.


2025-11-06 | Atualidade Nacional

Para integrar ciência e economia e acelerar o impacto do conhecimento


2025-11-06 | Atualidade Nacional

Regulador alerta para riscos do poder das plataformas digitais e de IA


2025-11-06 | Atualidade Nacional

Avisa presidente dos CTT, que tem o contrato para o fornecimento do serviço


2025-11-06 | Atualidade Nacional

Maioria das organizações ainda não usa tecnologia para prevenir ataques


2025-11-06 | Atualidade Nacional

Para dar resposta à procura de projetos no mercado nacional


2025-11-06 | Atualidade Nacional

Novo regime de cibersegurança estende-se agora ao mercado nacional


2025-11-06 | Atualidade Nacional

Ainda não existe acordo vinculativo entre as partes


2025-11-04 | Atualidade Nacional

Gonçalo Matias anunciou no Parlamento metas até 2026