A Nokia deverá assinar este mês um acordo com a Altice Portugal para o fornecimento de equipamento de rádio 5G da MEO. A notícia é avançada pela Reuters, citando uma publicação interna no blogue da fabricante finlandesa e duas fontes familiarizadas com o assunto. Até agora, a Huawei era a única fornecedora de equipamento de rede de acesso rádio (RAN) 2G, 3G e 4G da MEO.
A notícia refere que dDesde 2020, a Huawei foi proibida de fornecer os operadores no 5G nos EUA e em vários países europeus por questões de segurança. Em Portugal, foi tomada uma decisão similar.
Um acordo com a Nokia marcaria o regresso da empresa ao mercado português de RAN. O contrato já terá sido assinado, mas ainda não foi anunciado. "Nos últimos anos, a MEO ... tem sido fornecida em RAN apenas pela Huawei. Por outras palavras, a Huawei tem tido uma quota de mercado de 100% em 2G/3G/4G. Fomos agora selecionados para substituir a Huawei em alguns dos principais mercados em Portugal", terá escrito Tommi Uitto, presidente das redes móveis da Nokia, num blogue interno visto pela Reuters.
O equipamento RAN tem gerado a maior parte das vendas de telecomunicações para empresas como a Huawei, a Nokia e a sua rival sueca Ericsson, mas a queda na procura de novo equipamento por parte dos operadores desde o ano passado atingiu a Nokia e a Ericsson, levando-as a cortar milhares de postos de trabalho. Prevê-se que o mercado global de RAN, diminua entre 5% a 8% em 2024, de acordo com a empresa de investigação Dell'Oro.
Plataforma diz que vai utilizar as mesmas ferramentas das eleições nos EUA e Alemanha