Nokia e MEO assinam contrato plurianual de RAN 5G

2024-07-09

A Nokia e a MEO assinaram um contrato plurianual para modernizar a atual infraestrutura de rede de acesso rádio (RAN) da MEO e melhorar as suas capacidades 5G. Em comunicado, a fabricante finlandesa diz que a colaboração inclui a substituição das infraestruturas 2G, 4G e 5G existentes. E visa proporcionar um desempenho e fiabilidade inigualáveis, permitindo o desenvolvimento de soluções 5G avançadas para clientes particulares e empresariais. 
Assim, a Nokia fornecerá equipamento do seu portefólio 5G AirScale, alimentado pela sua tecnologia ReefShark System-on-Chip energeticamente eficiente, incluindo Massive MIMO, banda base e soluções de cabeça de rádio remota para cenários interiores e exteriores. A MEO irá também utilizar o MantaRay SON da Nokia, a solução de Redes Auto-Organizáveis, para otimização e garantia de rede.
A subsidiária da Altice Portugal utilizará ainda o Global Delivery Center da Nokia em Portugal para a entrega de projetos completos e serviços de apoio. Esta colaboração aproveitará um conjunto de talentos altamente qualificados, ferramentas de ponta e capacidades operacionais. Além disso, a MEO beneficiará do centro de investigação e desenvolvimento 5G da Nokia em Portugal, promovendo a inovação para 5G e tecnologias futuras.
"Como líder de mercado, estamos empenhados em melhorar continuamente a nossa rede e em proporcionar sempre a melhor experiência aos nossos clientes. A nossa parceria com a Nokia já resultou em projetos impressionantes, e estamos entusiasmados por continuar a trabalhar em conjunto para concretizar plenamente o potencial da tecnologia 5G. Essa modernização nos permitirá trazer possibilidades empolgantes e gerar novo valor para indivíduos e empresas", refere José Pedro Nascimento, Chief Technology Officer da MEO, citado pelo comunicado. 
"A MEO é um operador de telecomunicações líder em Portugal, conhecido por fornecer soluções inovadoras aos seus clientes. Estamos entusiasmados por reforçar a nossa parceria com este cliente importante e de longa data através deste acordo significativo. Juntos, pretendemos desbloquear o potencial do 5G para apoiar a transformação digital das indústrias e redefinir as experiências dos clientes", acrescenta Tommi Uitto, presidente de Redes Móveis da Nokia.
 


2024-07-18 | Atualidade Nacional

Com a criação de até mil postos de trabalho altamente qualificados


2024-07-18 | Atualidade Nacional

De acordo com dados da Anacom para o 1º trimestre


2024-07-18 | Atualidade Nacional

Pelo 5º semestre consecutivo


2024-07-16 | Atualidade Nacional

Gov.pt passa a ser canal único de entrada


2024-07-12 | Atualidade Nacional

Desenvolvido para a triagem de salmões invasores na Noruega


2024-07-11 | Atualidade Nacional

Projeto envolve NOS e decorre até 2026


2024-07-10 | Atualidade Nacional

Abrangendo várias frentes de cooperação


2024-07-10 | Atualidade Nacional

De acordo com ranking da inovação da CE