NOS acelera transformação digital da Madeira com novo data center

2021-07-30 A NOS investiu 500 mil euros na requalificação do data center da Madeira, dotando a infraestrutura de tecnologias mais avançadas e preparadas para o futuro. O projeto da NOS Madeira, mais concretamente no Funchal, aumentou a eficiência energética em quase 30% e acaba de ser inaugurado.
Assim, a infraestrutura foi dotada da mais avançada tecnologia, permitindo fortalecer o suporte ao negócio do operador, nomeadamente nas áreas de cloud e serviços associados naquela região autónoma. O novo data center vem substituir ma infraestrutura com quase três décadas e insere-se no investimento da empresa para aumentar a capacidade e a fiabilidade dos serviços prestados aos clientes da NOS Madeira, reforçando a entrega de novas soluções ao mercado empresarial e particular, e respondendo às necessidades da sociedade digital, presentes e futuras.
Agora mais bem preparado para suportar as tecnologias de última geração, incluindo o 5G e as suas características inovadoras, o novo data center utiliza soluções altamente seguras e mais sustentáveis. A duplicação de sistemas de rede e a otimização dos sistemas energia e refrigeração, permitem uma poupança significativa, tornando esta estrutura 28% mais eficiente face à anterior.
Representando um investimento de 500 mil euros, a requalificação da nova infraestrutura envolveu uma equipa de 50 profissionais, num trabalho efetuado ao longo de 6 meses. Ao longo deste período foram migrados quase 950 equipamentos, sem afetar a totalidade dos serviços residenciais e empresariais prestados pela NOS Madeira, graças a um esforço acrescido para manter o normal funcionamento das operações, com a qualidade habitual.
Comprometida com o desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira, este projeto reflete a aposta contínua da NOS Madeira no processo transformação digital do arquipélago, bem como a sua ambição de entregar serviços de excelência e soluções inovadoras.
De acordo com Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, "a partir de hoje, as empresas e os clientes particulares na Madeira têm ao dispor um dos mais modernos e eficientes data center em Portugal, integralmente preparado para os desafios do futuro, como é o caso do 5G. Esta nova infraestrutura sublinha o forte compromisso da NOS com a Região, e acrescenta mais soluções, capacidade e segurança no serviço aos clientes na Madeira".
O parque de data centers da NOS é objeto de investimento contínuo, representando cerca de 10 milhões de euros por ano. Com esta nova infraestrutura, a NOS passa a contar, na Madeira, com uma área total acumulada de 300 m2 de salas técnicas e de alojamento distribuídos por dois data centers na região, elevando assim para 3487 m2 a capacidade instalada da NOS distribuída por sete data centers em todo o território nacional.

2021-09-22 | Atualidade Nacional

Estudo da Google mostra que gostariam se ser mais eficientes


2021-09-22 | Atualidade Nacional

Agregando todos os serviços públicos


2021-09-22 | Atualidade Nacional

Subsidiária continua a crescer no mercado nacional


2021-09-17 | Atualidade Nacional

Medida entra em vigor 5 dias depois da sua publicação em DR


2021-09-17 | Atualidade Nacional

Até final do ano, vai contratar 200 pessoas


2021-09-16 | Atualidade Nacional

Através de inteligência artificial, deep learning e imagiologia


2021-09-15 | Atualidade Nacional

De acordo com dados da Anacom do 1º semestre


2021-09-14 | Atualidade Nacional

Cabe ao regulador operacionalizar o processo, diz dona da MEO