NOS e Nova SBE colocam a analítica avançada ao serviço de um futuro melhor

2022-11-22

A NOS e a Nova School of Business & Economics (Nova SBE) assinaram um protocolo que visa concretizar o projeto Data for a Better Future Initiative (DfBF). Este foi criado para colocar a ciência dos dados ao serviço do desenvolvimento de um futuro mais sustentável, juntando os recursos e a expertise de um conjunto de organizações especializadas.

O DfBF será uma rede de conhecimento partilhado, que permitirá às organizações aumentar as suas competências em analítica avançada. O objetivo será retirar da analítica avançada uma maior utilidade estratégica para a gestão dos seus negócios e para dar resposta a desafios económicos e sociais. Tudo isto com recurso a tecnologias cada vez mais inovadoras, como o 5G, edge computing, cloud computing, machine learning e inteligência artifical. 

Esta iniciativa assenta em três grandes linhas de atuação:

Investigação aplicada a dados: criação de áreas de estudo, designadas Data Circles, onde serão conduzidas investigações especializadas pelas equipas das empresas envolvidas, docentes, investigadores e Alumni da Nova SBE. A NOS assume a liderança da área Impact Circle: Smart Cities & Communities, num reflexo da sua atuação enquanto motor da transformação digital das cidades portuguesas, com a implementação de soluções pioneiras e inovadoras. Em simultâneo, criação de um centro de dados, cuja informação será utilizada em agendas internacionais de investigação para gerar insights estratégicos e apoiar tomadas de decisão em prol de um futuro melhor.

Ativação de talento: a NOS será responsável pela atribuição de uma bolsa ao melhor aluno de mestrado em Business Analytics, bem como pelo desenvolvimento de projetos em contexto empresarial efetuados pelos alunos deste mestrado.

Programas formativos: desenvolvimento de ofertas formativas em Analítica Avançada para todo o universo de colaboradores da NOS, com o objetivo de fazer evoluir as competências de natureza técnica da organização.

"A criação do Data for a Better Future é um importante passo na consolidação da nossa liderança em termos de inovação e exploração de Analítica Avançada. A era do Big Data encerra inúmeras mudanças e oportunidades que, exploradas em conjunto por entidades especializadas como a NOS e a Nova SBE, contribuirão para o desenho de soluções com impacto significativo para o País. O desenvolvimento das cidades e comunidades inteligentes tem sido uma forte aposta da NOS ao longo dos anos, agora reforçada com o acordo celebrado", diz Miguel Almeida, CEO da NOS.

Para Daniel Traça, Dean da Nova SBE, "com esta parceria, a Nova SBE reforça o seu compromisso com a aproximação da tecnologia e os dados na gestão e lidera a transformação da gestão em Portugal. Continuamos a sedimentar a nossa posição enquanto ponto de encontro das empresas, professores, alunos e antigos alunos para a criação de valor para a sociedade. Esta parceria com a NOS contribui, de forma decisiva, para o reforço da nossa capacidade de, em conjunto com as empresas, gerar um maior impacto na vida das pessoas, em particular explorando as oportunidades que o big data apresenta".

Com um roadmap de cinco anos, o consórcio representa um investimento de cerca de 1,3 milhões de euros feito pela NOS, pretendendo criar valor e gerar impacto nas pessoas, nas organizações e no país.

 


2022-11-28 | Atualidade Nacional

É o 9º centro do grupo criado no mercado nacional


2022-11-28 | Atualidade Nacional

Com a contratação de 100 pessoas em dois anos


2022-11-24 | Atualidade Nacional

Medida estava prevista na nova Lei das Comunicações Eletrónicas


2022-11-24 | Atualidade Nacional

Quase metade já realiza reuniões remotas, mostra estudo do INE


2022-11-24 | Atualidade Nacional

Sentido provável de decisão em consulta pública até 15 de dezembro


2022-11-15 | Atualidade Nacional

Rede de fibra do operador alcança os 4,3 milhões de casas e empresas


2022-11-15 | Atualidade Nacional

Adiantando que pretendem recorrer às vias judiciais