A NOS vai assinalar o 3º aniversário do lançamento do 3G em Portugal com um mês inteiro de ações 5G. Com um calendário de iniciativas, quer mostrar o papel transformador desta tecnologia para a sociedade. Com uma cobertura de 99% da população, o operador já investiu cerca de 420 milhões de euros. Para já, acaba de ser o primeiro do mercado a disponibilizar comercialmente o 5G standalone, a que chamou 5G+.
Este lançamento vem, de acordo com um comunicado da empresa, "reafirmar a sua liderança na rede móvel de última geração, sendo a primeira a disponibilizar a tecnologia 5G Stand Alone (5G SA) no país". Com a nova oferta, os clientes poderão beneficiar da ultrabaixa latência, maior velocidade de upload e maior poupança energética, entre outros benefícios.
De acordo com o operador, a sua rede 5G já conta com 4.710 antenas móveis 5G. Apesar de Portugal ter sido o penúltimo país da UE a disponibilizar a quinta geração de redes móveis, neste momento a cobertura nacional já se encontra acima da média da UE, de 89% (dados do Observatório 5G da CE). Um em cada três clientes tem um equipamento 5G. Destes, cerca de 85% usa a tecnologia numa base recorrente. A empresa antecipa que os números cresçam rapidamente, uma vez que 80% dos smartphones vendidos são 5G. Na componente empresarial, NOS já fechou acordos para mais de 600 projetos 5G/IoT, em empresas e instituições das mais diversas áreas, com destaque para a Indústria 4.0 e as smart cities.
"Há três anos, assumimos um compromisso claro no país e na aceleração do 5G, preparando as nossas organizações cada vez mais para o futuro. É com muito orgulho que vemos que todo o nosso investimento e esforço se traduzem em resultados concretos: na velocidade e cobertura da nossa rede, no pioneirismo do lançamento de novas tecnologias, nas parcerias que estabelecemos e nos projetos que lançámos. Este compromisso com o País contribui decisivamente para o crescimento da competitividade da nossa economia, a aceleração da transição digital e o maior bem-estar dos nossos cidadãos", refere Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS.
Relativamente à nova oferta de 5G SA. "abre uma nova página na capacidade de desenvolvimento e implementação de serviços com características diferenciadoras como a latência ultrabaixa, garantia de qualidade de serviço orientada às diferentes aplicações (vulgo network slicing), maior eficiência energética e a capacidade de suportar de forma massiva equipamentos IoT, entre outros.
"O lançamento do 5G+ é mais um passo na nossa liderança da 5ª geração de redes móveis, que tem sido, ao longo destes três anos, um vetor estratégico para a NOS. Assumimos um compromisso com o País, com a sociedade e a economia, de oferecer a melhor e maior cobertura 5G do País, com mais de 4.700 estações base e uma cobertura superior a 99% da população portuguesa", avança Jorge Graça, Chief Technology and Information Officer da NOS.
Assim e num primeiro momento, o 5G+ ficará disponível para os clientes com um tarifário de dados ilimitados e com um equipamento compatível com esta tecnologia, prevendo-se um alargamento destes equipamentos ao longo do tempo. Nesta altura, poderão usufruir do 5G+ os clientes que tenham um terminal que suporte esta tecnologia da Xiaomi e Samsung, prevendo-se o alargamento de outras marcas e modelos em 2025.
Coima relaciona-se com incumprimento das regras de contratação istância de clientes