A NOS SGPS foi de novo reconhecida como a empresa que mais investiu em inovação em 2023, com um total de 96,6 milhões de euros em 2023, mais 11% que um ano antes. Os dados são do ranking da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC).
Numa publicação na sua página do LinkedIn, o CEO da NOS destaca tratar-se do "resultado direto do empenho e dedicação de uma equipa de 330 profissionais da área de Inovação, que diariamente desenvolvem soluções com verdadeiro impacto na vida de todos". Miguel Almeida destaca ainda o ecossistema aberto de inovação do grupo, "uma rede colaborativa com a academia e o setor empresarial, que se tem revelado essencial para sustentar e acelerar o caminho rumo a um futuro mais digital".
E no ano passado, o operador manteve o mesmo nível de investimento, acima dos 95 milhões de euros, como adiantou à Lusa o diretor da NOS Inovação, João Ferreira. A NOS consta deste ranking desde 2018, tendo sido líder em três dos anos.
Uma parte substancial do investimento tem sido alocada a áreas como 5G, inteligência artificial generativa (Gen AI) e em áreas de aplicação como mobilidade, sustentabilidade, processos industriais, saúde ou entretenimento. Entre os projetos estão o Test Bed 5G & Digital Transformation; Be.Neutral (descarbonização das cidades através de uma mobilidade mais inteligente e conectada, centrada no 5G); 5G Healthcare (cuidados de saúde na região Norte); e NewSpace (estuda o potencial da integração da rede 5G com as comunicações não terrestres para cobrir localizações mais isoladas).
De 2020 a 2023, o investimento acumulado em I&D excedeu os 310 milhões de euros. Sendo que em 2023 a NOS tinha 330 profissionais ligados às áreas de inovação, mais 52 que um ano antes.
O 'ranking' de empresas faz parte dos dados do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional 2023 (IPCTN23), publicado pela DGEEC. Mostra que a despesa em I&D do setor empresas, em Portugal, cresceu 10% face ao ano anterior, tendo atingido os 2.844 milhões de euros e representado 1,06% do Produto Interno Bruto (PIB).
Relatórios das telcos, aviação e transportes vão ser analisados pelo Governo
Mostra estudo do Grupo IPG Mediabrands sobre a geração Alpha portuguesa