NOS transforma Barreiro numa cidade 5G

2022-05-19 A cidade do Barreiro já está coberta com 5G da NOS, sendo o município pioneiro na implementação de solução 5G de monitorização de mobilidade. Só a gestão de resíduos urbanos inteligente permite poupar cerca de 20% em combustíveis e reduzir os custos operacionais em cerca de 40%,
Assim, o Barreiro passou a utilizar soluções altamente inovadoras, que permitem ao município uma cada vez melhor gestão do território e dos serviços ao cidadão, tornando-se uma cidade mais preparada para o futuro, estando a construir as bases para ser uma verdadeira Smart City. Numa solução pioneira implementada pela NOS, o município monitoriza agora a mobilidade urbana, com recurso a analítica de vídeo sobre 5G, numa das áreas mais movimentadas da cidade. O objetivo é fazer uma gestão mais eficiente da mobilidade urbana, através da análise do tráfego em tempo real.
Também os resíduos urbanos do Barreiro passaram a ser geridos através de uma solução inteligente assente na nova rede móvel, que torna possível a recolha e monitorização de dados relevantes ao processo e a instrumentalização de parte da frota de viaturas para recolha de biorresíduos da autarquia.
As soluções de smart cities NOS 5G tiram partido da velocidade ultrarrápida, latência reduzida, segurança, fiabilidade e conectividade oferecidas pela nova geração de comunicações móveis, ajudando as cidades portuguesas a tornarem-se mais eficientes e a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
"O 5G da NOS é hoje uma realidade com que as autarquias portuguesas podem contar para acelerar decisivamente o seu processo de transição digital e responder cada vez melhor aos desafios, presentes e futuros, dos seus cidadãos. Líder no 5G e na implementação das mais avançadas soluções tecnológicas, a NOS trabalha todos os dias com a ambição de tornar as nossas cidades mais eficientes, aumentar a qualidade de vida das nossas pessoas e elevar a competitividade do nosso País. Com a adoção de soluções tecnológicas de vanguarda, a CM do Barreiro mostra que partilha desta visão e ambição", diz Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da NOS.
A solução implementada no Barreiro possibilita a monitorização dos contentores e camiões de recolha de bio resíduos, otimizando os sistemas de recolha e reduzindo os custos da operação. Sensores instalados nos contentores indicam o nível de enchimento e, no início da recolha, os veículos recebem a rota otimizada para os contentores que necessitam de serviço. O sistema assente em 5G permite poupanças efetivas de combustível na ordem de 20%, e uma melhor gestão dos veículos e equipas, com cortes de custos operacionais que podem superar os 40%, estimativas desenvolvidas tendo por base soluções já implementadas noutras localidades.
Com recurso a tecnologia de vídeo analítica sobre 5G, a solução implementada, de forma pioneira, no Barreiro será, numa primeira fase, instalada na ligação da Avenida Parque da Cidade à Praceta Arsénio Duarte. Um sensor de imagem com capacidade de vídeo-analítica e conectividade 5G, vai permitir a monitorização de tráfego outdoor, gerando informação relevante como a contagem de veículos pela sua tipologia, a contagem de peões e a monitorização dos fluxos pedonal e rodoviário. É possível ainda gerar um conjunto de alarmes, com base na deteção de situações irregulares, como veículos em contramão, ultrapassagens em traços contínuos, inversões de sentido de marcha em locais proibidos, travessias fora da passadeira ou o uso indevido da faixa da ciclovia.
Os sensores de imagem dispõem de capacidades de processamento local, pelo que não existe qualquer gravação de imagens/vídeos ou áudio e o tratamento é feito de modo completamente anonimizado. No futuro, pode ser possível detetar incêndios e cheias, contabilizar carros estacionados em parques ou lugares de estacionamento, detetar automática de intrusos em zonas de acesso restrito, contentores do lixo abertos ou acumulação de lixo junto a contentores. Os desenvolvimentos tecnológicos agora implementados no Barreiro, complementam a plataforma NOS com integração da gestão de ocorrências, instalada previamente no município. Parceira tecnológica de inúmeras autarquias nacionais, a NOS já transformou, por exemplo, Albufeira, Seixal, Lagoa ou Vila Nova de Famalicão em cidades inteligentes. Estes municípios adotaram soluções globais e integradas, desenvolvidas em parceria com a NOS, com especial enfoque na gestão urbana inteligente e sustentável das cidades. Lagoa, Famalicão, Seixal e Albufeira têm em funcionamento salas de planeamento e controlo e plataformas integradoras, Águeda implementou soluções de rega inteligente e Seixal dispõe de uma solução de gestão de resíduos inteligente.


2022-06-23 | Atualidade Nacional

Reuters Digital Report mostra aumento da utilização das redes sociais


2022-06-23 | Atualidade Nacional

De acordo com o Barómetro E-Commerce - 1ª vaga de 2022


2022-06-23 | Atualidade Nacional

Abertura do Banco CTT a parceiros está entre os planos


2022-06-23 | Atualidade Nacional

Parlamento espera concluir trabalhos até final de julho


2022-06-23 | Atualidade Nacional

De acordo com o mais recente relatório do Observatório de Cibersegurança


2022-06-23 | Atualidade Nacional

Através da subsidiária Softinsa


2022-06-22 | Atualidade Nacional

Para o desenvolvimento de soluções de realidade aumentada


2022-06-22 | Atualidade Nacional

Coliderando investimento de dois milhões de euros