NTT DATA cria hub de conhecimento especializado na Guarda

2022-11-28

A NTT DATA Portugal anunciou a criação de um hub na cidade da Guarda, especializado no desenvolvimento de soluções baseadas em Salesforce. Esta unidade ficará instalada na zona histórica da cidade - Espaço Tecnológico da Guarda - num edifício complemente recuperado pela autarquia, para criar um ambiente inovador, propício ao acolhimento de empresas de base tecnológica. Vai focar-se na entrega de projetos de customer experience para empresas, nacionais e internacionais, beneficiando da centralidade do espaço para manter uma forte ligação à dinâmica da cidade. É o 9º centro criado no mercado nacional. 

A criação deste hub resulta do trabalho conjunto e de grande proximidade, desenvolvido pela NTT DATA com a autarquia local, alinhado com a estratégia de alargamento territorial da companhia em Portugal. Na medida em que se foca numa tecnologia ou setor específico, está instalado num centro de média densidade populacional, com ligação a instituições de ensino superior locais - o Instituto Politécnico da Guarda - e tem uma envolvente que privilegia a qualidade de vida, o que são ótimos argumentos para atrair e reter talento. 

Este hub  vai seguir um modelo de trabalho flexível, híbrido e dinâmico, que assenta na confiança e no compromisso de cada colaborador. Reflete-se num registo de trabalho tendencialmente remoto, pontuado por momentos de colaboração presencial, que são muito importantes para promover o espírito de equipa e para revitalizar energias. 

"Na NTT DATA, colocamos as pessoas no centro da nossa atuação. Apostamos na contratação do melhor talento e no seu desenvolvimento, valorizando a generosidade, a liberdade responsável e a energia criativa para construir uma proposta de valor focada na conceção, implementação e operacionalização de soluções de base tecnológica. Para isso, conjugamos o domínio de tecnologias de vanguarda, com o conhecimento de negócio, em diferentes setores de atividade, para dar a vida a soluções criativas, de base digital e focadas na melhor experiência do utilizador. Por tudo isto, é com grande satisfação que anunciamos a criação de um novo Hub na Guarda, que, além de aumentar a nossa capacidade de entrega e de conhecimento específico, vai permitir levar os valores da companhia à cidade e também alargar a nossa intervenção social, nomeadamente em matéria de desenvolvimento de competências digitais junto das comunidades da região", destaca Paulo Silva, Partner & Head of Emerging Business Areas and Delivery Models da NTT DATA Portugal.

Já Sérgio Costa, presidente da Câmara Municipal da Guarda, realça a importância da instalação de empresas do ramo tecnológico na cidade. O objetivo é "tornar a Guarda num verdadeiro hub do Interior, um hub tecnológico e de empreendedorismo, alicerçado na transição digital. Um hub que será a verdadeira agência de desenvolvimento deste território, onde o empreendedorismo e a inovação serão as peças chaves de alguns dos grandes investimentos nos próximos anos. Um hub integrador das áreas de aposta estratégicas e onde os nossos parceiros, nomeadamente o IPG, o NERGA, as Escolas e as Empresas aportam um enorme valor a esta estratégia integrada. Dou as boas-vindas à NTT DATA e a todas as outras empresas instaladas e que se pretendam instalar na nossa cidade". 

A inauguração desta nova estrutura coincidiu com as cerimónias comemorativas do 823º aniversário da atribuição do Foral à cidade da Guarda, e contou com a presença do Secretário de Estado da Economia, João Neves, do Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, assim como de várias personalidades.

A criação destes hubs de conhecimento específico faz parte da estratégia de crescimento da NTT DATA EMEAL - na qual a subsidiária portuguesa se integra, que prevê duplicar o volume de negócios até 2025, passando dos três mil milhões atuais para os seis mil milhões de euros (volume de negócios da região). Uma ambição que, em Portugal, se reflete no alargamento da atividade a outras geografias do país, no reforço das equipas, numa aposta ainda mais intensa no desenvolvimento de talento especializado, também pela via do reskilling e upskilling, e na expansão do laboratório digital da companhia, de forma que investigadores e estudantes se possam juntar aos clientes e à NTT DATA na experimentação e cocriação de soluções inovadoras.

Além da Guarda, a NTT DATA já tem oito hubs em atividade distribuídos por seis localidades - Braga, Castelo Branco, Coimbra, Porto, Évora e Óbidos - para além da sede, que se encontra em Lisboa. Assim, em Braga criou um hub especializado na prestação de serviços focados em soluções clínicas. Castelo Branco é a cidade de acolhimento do polo que funciona como Excellence & Competence Center OutSystems, instalado no CEI - Centro de Empresas Inovadoras. Coimbra acolhe dois hubs: o Salesforce Industry Cloud, especializado na implementação de soluções baseadas em Salesforce Vlocity; e o mais recente, uma extensão do High Performance Center, que já existe em Lisboa e que tem também uma extensão no Porto. Tem por objetivo assegurar o desenvolvimento rápido e industrializado de grandes projetos nacionais e internacionais. Estão ambos instalados no Instituto Pedro Nunes.

Já o Porto também acolhe dois hubs: uma extensão da estrutura focada no desenvolvimento e suporte em escala e com elevado nível de eficiência de soluções tecnológicas; e um outro Excellence & Competence Center de OutSystems.  Em Évora existe um hub especializado em tecnologias FronTech. E Óbidos tem um hub especializado em Experience Design.


2023-01-26 | Atualidade Nacional

Vencedores desta 2ª edição deverão conhecidos a 30 de março


2023-01-26 | Atualidade Nacional

Reforçando presença ibérica


2023-01-26 | Atualidade Nacional

De acordo com dados da Anacom sobre as obrigações de cumprimento dos operadores


2023-01-25 | Atualidade Nacional

Poderão gerar quase 9 mil milhões de euros de riqueza


2023-01-25 | Atualidade Nacional

AP investe 8,9 milhões de euros em cibersegurança em 2022


2023-01-20 | Atualidade Nacional

Medida está entre as prioridades já definidas na CRESAP