A SAP nomeou Nuno Saramago como o novo Diretor Geral da subsidiária para Portugal, substituindo Luís Urmal Carrasqueira, que assume a liderança de Cloud Success Services para o Sul da Europa. Com mais de 25 anos de experiência profissional e um percurso sempre ligado ao setor das Tecnologias de Informação, o novo gestor assumirá a liderança da estratégia de inovação e crescimento da empresa.
Terá ainda a missão de contribuir para a eficiência e competitividade das organizações portuguesas, ao reunir nas soluções da SAP a tecnologia e as melhores práticas necessárias à execução dos processos de negócio, cada vez mais digitais e integrados.
O novo responsável da SAP Portugal, com efetividade a 1 de abril, irá reportar diretamente a João Paulo da Silva, General Manager da SAP para a região do Sul da Europa, que inclui Portugal, Espanha, Grécia, Israel e Turquia. O gestor era até agora Chief Operating Officer da empresa no país, cargo que desempenhava desde 2019.
Para o novo diretor geral, "é excelente ter a oportunidade de liderar a SAP Portugal neste momento em que atravessamos a transformação estratégica mais fundamental dos nossos 51 anos de história. O papel que a SAP desempenha nas economias de todo o mundo dá-nos uma especialização e abrangência únicas, que a nossa experiente equipa em Portugal coloca ao serviço do país. Iremos acelerar a inovação e crescimento sustentável com os nossos parceiros, para que o valor que aportamos aos nossos clientes se torne vitalício".
Já João Paulo da Silva, General Manager da SAP para o Sul da Europa, refere "a relação com os nossos clientes e o valor que aportamos ao seu negócio é fundamental para a SAP. O Nuno Saramago tem uma vasta experiência, com um trabalho consistente e transversal na evolução da empresa, o que lhe permite conhecer profundamente a sua missão, os seus valores, os seus objetivos e assumir uma posição de liderança quanto ao crescimento da SAP na entrega de soluções na cloud. Nesse sentido, estou certo que, em conjunto com os 600 profissionais da SAP em Portugal e os nossos parceiros, contribuirá para o contínuo sucesso da nossa empresa no mercado português".
Com uma vasta experiência em funções de direção, quer na subsidiária portuguesa, como na região da África Francófona, como líder de operações também desta região, desde janeiro de 2022, Nuno Saramago transitou na SAP em várias funções na área de gestão de vendas, desenvolvimento de negócio, gestão de alianças e de pré-venda, quer na região da Europa, Médio Oriente e África (EMEA), como na SAP Portugal. É formado em Informática de Gestão pelo ISLA, em Lisboa, e tem uma pós-graduação pelo INSEAD em Gestão de Parcerias e Alianças Estratégicas.
Já Luís Urmal Carrasqueira, após quase seis anos como diretor geral da SAP Portugal, assumirá para a região do Sul da Europa a liderança de Cloud Success Services no dia 1 de abril. Nesta função, orientada para as operações de adoção, consumo e expansão das soluções da SAP nos vários mercados e indústrias, irá reportar ao líder de Cloud Success Services na EMEA South, Thomas Pfister, e fará parte da equipa de liderança para o Sul da Europa, dirigida por João Paulo da Silva.
Luís Urmal Carrasqueira, neste período de transição, continuará a representar a empresa e a assegurar a estratégia da SAP no nosso país até ao final do 1º trimestre de 2023. Ao longo da sua liderança, destaque para o forte impulso registado na organização, ao nível do crescimento do valor das receitas e do capital humano da empresa em território português, ao atingir as seis centenas de profissionais. A criação de um Hub de Tecnologia e Inovação no nosso país, assim como o reconhecimento da SAP Portugal como Superbrand e a distinção como Top Employer nos últimos três anos consecutivamente, são outros dos marcos alcançados durante a sua direção.
Empresa quis demonstrar todo o seu potencial a criadores, parceiros e marcas
No âmbito do 2º aniversário do lançamento da nova geração móvel no país