Pandemia faz subir chamadas de voz fixa pela primeira vez desde 2013
2021-03-05

As chamadas de voz fixa registaram em 2020 um aumento de 9% no volume de minutos originado na rede fixa. Um ano antes, tinha recuado 15% face a 2018. O aumento excecional explica-se pelos impactos da pandemia, com os confinamentos e o disparar do teletrabalho, que levou a uma significativa alteração dos padrões de utilização do serviço. Desde 2013 que este tipo de chamadas estava em queda.
O regulador estima que a pandemia tenha tido um efeito positivo de 22,2% no tráfego médio por acesso em 2020. Sem o coronavírus, o tráfego médio de voz fixa por acesso, em vez de ter crescido 7%, teria diminuído 12,2% em 2020.
Por tipo de chamada, o crescimento ocorrido deveu-se sobretudo ao aumento do tráfego fixo-fixo (+7,3%), e, em menor medida, do tráfego fixo-móvel (+22,5%), que tem menor peso. Houve ainda uma diminuição do tráfego nacional originado em postos públicos, de 40,4%, a maior desde 2015, acentuando o declínio que se vinha registando nos últimos anos (em média, -19,7%/ano). O tráfego VoIP nómada (+27,1%) registou o maior aumento desde 2017.
Já o tráfego internacional diminuiu 9,4% e, em particular, o tráfego internacional originado em postos públicos diminuiu 66,3%, eventualmente impactado pelos efeitos da pandemia. Pelo mesmo motivo, a duração média das chamadas originadas na rede fixa aumentou cerca de 33 segundos relativamente ao ano anterior (+16,6%).
Analisando o acesso ao serviço fixo de telefone, em 2020 verificava-se uma taxa de penetração dos acessos telefónicos principais de 50,6 acessos por 100 habitantes, tendo crescido 0,9 pontos percentuais em relação ao ano anterior. A taxa de penetração dos acessos instalados a pedido de clientes residenciais era de 94,3 por 100 famílias clássicas, mais 4,3 pontos percentuais do que no ano anterior. O crescimento verificado ficou a dever-se, não apenas ao aumento do número de acessos, mas também ao efeito estatístico da diminuição do número de famílias (-1,9%).
O número de clientes do serviço telefónico fixo na modalidade de acesso direto era cerca de 4,2 milhões, mais 95 mil (+2,3%) do que no ano anterior. O crescimento está associado à crescente penetração das ofertas em pacote que integram telefonia fixa.
Em termos tecnológicos, as redes de nova geração continuaram a ser responsáveis pelo crescimento do número de acessos telefónicos principais, que atingiu 5,2 milhões de acessos equivalentes, mais 94 mil acessos do que no trimestre homólogo. O crescimento verificado (+1,8%) deveu-se sobretudo ao aumento dos acessos VoIP/VoB (+304 mil acessos), nos quais se incluem os acessos suportados em redes de fibra ótica e TV por cabo. Em 2020, os acessos suportados em redes de nova geração (FTTH, redes de TV por cabo e redes móveis em local fixo) representaram 80,8% dos acessos telefónicos, e aumentaram o seu peso em 4,2 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Relativamente às quotas de mercado, a quota de clientes de acesso direto da MEO atingiu 42,0%, seguindo-se a NOS com 35,3%, a Vodafone com 19,1% e a NOWO/Onitelecom com 3,2%. As quotas de clientes de acesso direto da MEO, NOS e NOWO/Onitelecom diminuíram 0,1, 0,7 e 0,4 pontos percentuais, respetivamente, enquanto a da Vodafone aumentou 1,0 pontos percentuais