Plataforma Geoespacial mostra cobertura de redes em tempo real

2023-09-19

Acaba de ser lançada pela Anacom a plataforma Geoespacial, um novo instrumento que permite conhecer em tempo real a cobertura de redes de comunicações de todos os operadores no território nacional. O projeto resulta de uma iniciativa legislativa conjunta das áreas governativas da Digitalização, da Coesão Territorial e das Infraestruturas e permitirá ainda ajudar na definição de políticas públicas na área das comunicações.
Assim, e através do geo.anacom.pt, será possível a qualquer utilizador saber onde existe cobertura de rede e com que nível de qualidade, seja na rede fixa, móvel ou satélite. Vem substituir a aplicação tem.REDE?, que só fornecia informação apenas sobre a cobertura móvel. A nova plataforma assume-se como um instrumento essencial para cidadãos e empresas, que permite avaliar a disponibilidade e qualidade dos serviços de comunicações disponíveis no país e alertar para zonas onde haja necessidade de complementar a rede.
No lançamento do projeto, que decorreu em Lisboa, com a presença de quatro membros do Governo, incluindo a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, o líder da Anacom destacou que "os utilizadores podem verificar com esta ferramenta onde está a fibra ótica, onde é que já está o 5G, onde é que só há 2G". 
Em comunicado, o governo adianta ainda "a nova plataforma agrega informação mais completa e com um grau de detalhe adequado à otimização de futuros investimentos, de forma a atingir os objetivos estratégicos da transição digital e de coesão social e territorial". Assim, apoiará o trabalho dos decisores políticos nacionais e instituições europeias, que, de acordo com João Cadete de Matos, serão os "principais beneficiários" da mesma.
Entre esses futuros investimentos estão os concursos públicos internacionais para levar fibra ótica às regiões onde ainda não existe rede, por não ser rentável para os privados, que já ultrapassaram em muito o calendário avançado inicialmente pelo Executivo. Ã ministra da Coesão, Ana Abrunhosa, reiterou que a intenção é lançar o processo até ao final do ano.
Além de informação sobre comunicações eletrónicas, incluindo uma camada que mostra onde não existe cobertura, o mapa da Anacom inclui, por exemplo, informação sobre a localização de postos e marcos do correio e dados sobre as reclamações dos consumidores.


2023-11-30 | Atualidade Nacional

IMD coloca este ano o país na 36ª posição


2023-11-29 | Atualidade Nacional

Empresa quis demonstrar todo o seu potencial a criadores, parceiros e marcas


2023-11-29 | Atualidade Nacional

Estudo faz recomendações para adoção da estratégia certa


2023-11-28 | Atualidade Nacional

No sentido de promover a concorrência no mercado


2023-11-28 | Atualidade Nacional

No âmbito do 2º aniversário do lançamento da nova geração móvel no país


2023-11-23 | Atualidade Nacional

CM dá luz-verde à fibra nas zonas sem cobertura do país


2023-11-23 | Atualidade Nacional

Dados do 3º trimestre do ano


2023-11-23 | Atualidade Nacional

No âmbito de parcerias que envolvem Altice, NOS, PwC e Unbabel