Portal da Queixa: reclamações por burlas online disparam

2025-05-30

As burlas online estão a aumentar no mercado nacional, incidindo sobretudo sobre a área de Compras, Moda e Joalharia. Os consumidores mais afetados são mulheres entre os 35 e 44 anos. No total, desde janeiro até maio, o Portal da Queixa recebeu quase quatro mil reclamações. 
Os dados do Portal da Queixa mostram que recebeu 3.886 reclamações relacionadas com burlas em compras online até maio, um "crescimento preocupante deste fenómeno no contexto do comércio digital em Portugal", diz a organização em comunicado. 
Além do setor das Compras, Moda e Joalharia, responsável por 26,76% das queixas registadas, estão ainda as áreas de Hotéis, Viagens e Turismo (17,42%) e Internet, Sites e Negócios (12,74%). As Entregas ao Domicílio representam 9,83% do total de queixas e a Banca, Pagamentos e Investimentos. 8,62%.
As mulheres são as mais afetadas, com 58,13% das reclamações, sendo a faixa etária mais visada a dos 35 aos 44 anos, com 26,25% das queixas. Em termos geográficos, os consumidores da Área Metropolitana de Lisboa lideram as queixas, com 29,62%, seguidos pelo Porto (18,84%) e Setúbal (10,50%).
O comunicado refere ainda que além das burlas que se disfarçam de campanhas publicitárias nas redes sociais, casos de esquemas fraudulentos que usam táticas de engenharia social. Há ainda casos de não entrega de produtos. Sendo que o Portal da Queixa destaca que a "sofisticação das burlas digitais exige dos consumidores uma postura cada vez mais atenta. A partilha de experiências na nossa plataforma é essencial para prevenir novos casos e proteger o consumidor".
 


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