O nosso país vai assumir a presidência do grupo de países líderes na transição digital no segundo semestre de 2025, sucedendo ao Países Baixos, que liderarão no 1º semestre. A decisão foi tomada na sequência da Cimeira Ministerial do D9+, que decorreu em Copenhaga.
Esta será a primeira vez que que Portugal assumirá a liderança deste grupo, que reúne os estados-membros da União Europeia considerados líderes na transição digital. Em comunicado, o ministério da Juventude e Modernização refere que será "um momento marcante para reafirmar a visão estratégica do país em relação à digitalização e à modernização, tanto a nível nacional como no contexto europeu".
A ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, esteve presente na cimeira. O grupo reúne-se periodicamente para debater temas de interesse particular para os participantes, com o objetivo de contribuir para os trabalhos da Comissão Europeia e do Conselho da União Europeia em matéria digital.
Criado a 5 de setembro de 2016, o D9+ reúne estados-membros que partilham ideias e interesses semelhantes. Foi sendo progressivamente alargado e, atualmente, é composto por 13 estados-membros, nomeadamente a Suécia, Dinamarca, Finlândia, Estónia, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Irlanda, Espanha, Portugal, Polónia, Eslovénia e República Checa.