Portugal e Espanha assumem-se como mega hub regional de dados

2024-10-10

Portugal e Espanha estão prestes a tornar-se um mega hub regional e uma porta alternativa para a Europa para futuros fluxos internacionais de dados. Graças ao crescimento massivo dos sistemas internacionais de cabos marítimos que amarram na região, à capacidade instalada em centros de dados e ao aumento exponencial das redes conectadas agregadas. A conclusão é de um novo estudo publicado pela DE-CIX, um operador de Internet Exchange (IX). 
O relatório quantifica o crescimento enorme da infraestrutura digital e do investimento na região ao longo da última década. Como a duplicação do número de IXs, de cinco para 13 na região desde 2014, e um crescimento de 1.200% nas redes agregadas ligadas a estes IXs, aumentando para bem mais de 700 em 2024. Com mais de 100 data centers e cerca de 1.000 megawatts (MW) de capacidade instalada, para além de uma forte indústria de geração de energia renovável, prevê-se que a economia digital na região tenha um futuro promissor.
O estudo mostra que os sistemas internacionais de cabos submarinos que amarram em Espanha cresceram 83% desde 2016 e em Portugal 14%. Em meados de 2024, eram 35 os sistemas internacionais de cabos submarinos de ligação à Península Ibérica, estando mais cinco em construção e a entrar em funcionamento nos próximos dois anos. Na última década, o número de IXs também cresceu, com importantes hubs em desenvolvimento em Madrid, Barcelona e Lisboa. 
O ecossistema ibérico cada vez mais diversificado atraiu novas redes regionais e internacionais para entrar na região. Só em Espanha, nos últimos dez anos, as redes internacionais ligadas aos IXs cresceram mais de 800%, paralelamente às redes nacionais espanholas, atingindo cerca de 160 em 2024. Em Portugal, as redes internacionais deixaram de estar a par das redes nacionais e passaram a representar cerca de 75% do ecossistema de interligação. 
"O crescimento notável do ecossistema digital da Península Ibérica em apenas oito anos mostra a importância crescente da região e o valor económico da interligação para as economias digitais de hoje e de amanhã", explica Theresa Bobis, Diretora Regional do Sul da Europa da DE- CIX. 
"A Península Ibérica é um local estrategicamente importante para os negócios internacionais e está preparada para desempenhar um papel mais importante nos valiosos fluxos de dados transatlânticos. Estou muito satisfeita com o facto das nossas três plataformas ibéricas de interligação - DE-CIX Madrid, DE-CIX Lisboa e DE-CIX Barcelona - poderem desempenhar um papel tão importante na otimização dos fluxos globais de dados e permitir o crescimento na região, estabelecendo a importância da diversidade e de uma oferta complementar no mercado. O novo estudo destaca a interação das redes, centros de dados e IXs para promover o crescimento económico e incentivar o investimento local e estrangeiro na região", acrescenta. 
Além disso, os investimentos em data centers estão a crescer fortemente. Madrid é o sexto maior mercado de data centers da Europa em 2024, com mais de 160 megawatts (MW) de capacidade instalada. Outros investimentos levarão a um aumento de 356% na capacidade dos data centers nos próximos anos. Projetos significativos de centros de dados de grande escala estão em planeamento ou construção noutras cidades da Península Ibérica, como Barcelona, Lisboa e Sines.
Espanha tem registado um investimento crescente por parte dos principais players de cloud, com anúncios recentes de investimentos multibilionários em Madrid pela Microsoft, Google, IBM e Oracle, e na região de Aragão pela AWS e pela Microsoft. Além disso, as oportunidades para alimentar os centros de dados com energia 100% renovável, em grande parte proveniente da produção de energia hídrica, fotovoltaica e eólica, têm atraído investimentos dos principais players nos últimos anos. O mega data center Start Campus Sines, planeado para ser o maior data center de energia renovável da Europa, por exemplo, está atualmente em construção.


2025-07-16 | Atualidade Nacional

Com desenvolvimento de rede inovadora


2025-07-10 | Atualidade Nacional

Cobrindo todos os concelhos e 74,1% das freguesias


2025-07-10 | Atualidade Nacional

Há mais de 270 empresas que obtiveram este estatuto pela 1ª vez


2025-07-09 | Atualidade Nacional

De acordo com presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento


2025-07-09 | Atualidade Nacional

Para aumentar segurança e prevenis acessos não autorizados