Portugal potencia hubs de IA, Web3 e realidade aumentada

2023-11-23

A Unicorn Factory Lisboa fechou parcerias para a criação de comunidades em inteligência artificial (IA), Web3 e XR (realidade aumentada) que podem dar origem a futuros hubs temáticos. Altice, NOS, PwC e Unbabel são alguns dos parceiros com os quais foram assinados acordos. 
A criação destes hubs temáticos faz parte da estratégia da segunda fase de crescimento da Unicorn Factory Lisboa, projeto que arrancou há um ano no Hub Criativo do Beato. Ao todo, estão previstas nove comunidades - AI, gaming, bluetech, fintech, sustainability, foodtech e XR (realidade aumentada) - que podem dar origem a hubs e, mais tarde, a distritos de inovação em várias zonas da cidade de Lisboa
"O objetivo destas parcerias é de criar verticais com dimensão relevante juntamente com as organizações-chave nestas áreas. Algumas delas poderão ganhar escala suficiente para que se possam tornar hubs de inovação, e se juntarem ao Hub Criativo do Beato numa rede colaborativa de hubs na cidade de Lisboa, enquanto outros ficarão numa lógica de comunidade de colaboração forte", refere Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa.
No Saldanha já foi criado um hub de gaming com a norte-americana Fortis, com abertura prevista para breve. Está ainda prevista a abertura para o 1º semestre de 2024 da fintech House ou o welltech no Técnico Innovation Center. Estes são possíveis novos distritos de inovação, assim como lvalade, com o acolhimento de hubs ou comunidades de Web3.
A IA é outras das comunidades que poderão dar origem a futuros hubs. Nesse sentido, a fábrica de unicórnios fechou parcerias com a ai.pt, Altice e com o Center for Responsible AI, liderado pela Unbabel. No âmbito da Web Summit, que decorreu na semana passada, foi ainda aassinda uma parceria para a promoção da comunidade de realidade aumentada (XR) com a  NOS e a PwC.


2024-02-16 | Atualidade Nacional

Plataforma tecnológica é agora detida pelos sul-coreanos da Coupang


2024-02-15 | Atualidade Nacional

Tecnológica garante ter condições para executar a estratégia definida


2024-02-15 | Atualidade Nacional

Candidaturas para profissionais abertas até 30 de março


2024-02-15 | Atualidade Nacional

Decorre até ao dia 18, na India


2024-02-15 | Atualidade Nacional

Com adoção pioneira de novo equipamento da fabricante


2024-02-15 | Atualidade Nacional

Dados da MedUX mostram que Berlim lidera ranking da qualidade das redes


2024-02-15 | Atualidade Nacional

Mostram dados da Anacom para o 4º trimestre de 2023


2024-02-15 | Atualidade Nacional

Reforçando a aposta do grupo de software de gestão no mercado nacional


2024-02-15 | Atualidade Nacional

UE tem 252 milhões no total para infraestruturas assentes nesta tecnologia