Portugal tem 4 projetos entre os vencedores do WSA 2021

2022-02-11 ZoomGuide, Speak, Urban Platform e CycleAI são os quatro projetos portugueses na lista dos vencedores da mais recente edição do World Summit Awards (WSA) uma iniciativa internacional que premeia as melhores inovações digitais com impacto social. Esta edição envolveu mais de 290 nomeações de 182 países participantes, dos quais foram selecionados os 40 WSA Winners 2021 e WSA Young Innovators. Todos eles contribuem para os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.Os vencedores do WSA 2021 vão agora apresentar as suas soluções no WSA Global Congress, que se realizará entre 22 e 24 de março, em formato híbrido. São, de acordo com a organização, conteúdos locais personalizados que usam de forma criativa a tecnologia e contribuem com soluções inteligentes que não deixam ninguém para trás, reforçando a conectividade e a sustentabilidade, para além da largura de banda e da alta tecnologia, essenciais nestes tempos de pandemia.
Os WSA Winners 2021 disponibilizam múltiplas soluções úteis, seja para trabalho remoto, aprendizagem online ou cuidados de saúde. Os conteúdos de impacto digital vão desde uma plataforma para educadores para servir as crianças mais vulneráveis nas comunidades locais no Líbano, informação personalizada e personalizada sobre o tempo, altura das ondas, direção e velocidade do vento e agregação de peixes nos pescadores da Índia, até à ponte de inclusão para os proprietários de empresas no sector informal do Gana e tornar a eletrificação rural acessível às pessoas no Camboja.
Os 40 vencedores (cinco por cada categoria a concurso) vêm de 29 países e concentram-se na diversidade do utilizador, esforçando-se por fornecer conectividade e acesso a todos, para além do desenvolvimento de alta tecnologia.
A seleção dos oito projetos nacionais (um por categoria), foi liderada pela APDC, por um júri nacional liderado por Sandra Fazenda Almeida (APDC) e Roberto Carneiro (ex-ministro da Educação), reforçado com a presença de responsáveis da Armilar, AWS, EDP, Galp, Google, Lusíadas Saúde, NOS e Semapa. O júri contou ainda com representantes da Altice Labs, AMA, ANI, Impresa, ASSOFT, IPN, Jerónimo Martins, Media Capital, Microsoft, NOSSA, RTP, Startup Braga, Startup Lisboa e Vodafone.
Assim por categorias, os vencedores nacionais que integram os vencedores do WSA 2021 são:
- Culture & Tourism - Zoomguide: Trata-se de um guia, alimentado por IA, que permite ao utilizador explorar cidades e lugares de significado turístico ou cultural através de métodos de pesquisa inovadores. A aplicação web fornece acesso a uma variedade de conteúdos multimédia, desde áudio a realidade aumentada, disponível em várias línguas, e adaptado às necessidades dos vários públicos. E permite a exploração de locais interiores (ex. museu) simplesmente tirando uma fotografia com o telefone para aceder a conteúdos multimédia sobre o que está à sua frente, sem necessidade de qualquer instalação de aplicação (https://zoomguide.app/).
- Inclusion & Empowerment - SPEAK: Esta app móvel liga migrantes, refugiados e habitantes locais, promovendo a troca de experiências linguísticas e culturais. Através da sua metodologia de aprendizagem, as pessoas não só aprendem umas com as outras, como também se conhecem, quebram barreiras e criam relações significativas de confiança e apoio, construindo uma comunidade multicultural onde o património cultural é acarinhado e onde todos participam ativamente (http://www.speak.social/).
- Government & Citizen Engagement - Urban Platform: Trata-se de uma solução na cloud para governos, concebida para municípios que procuram ativamente contribuir para aqueles que os gerem e para os seus habitantes. Este sistema único integrado é capaz de recolher informação de várias fontes e exibi-la em painéis de instrumentos intuitivos e personalizáveis. O seu objetivo é dar aos decisores uma visão valiosa sobre o progresso da sua cidade e a capacidade de uma resposta eficiente e coordenada (https://barcelona.urbanplatform.city/).
- WSA Young Innovators e do WSA European Young Innovators - CycleAI: Solução que visa capacitar os utilizadores da micromobilidade para a sua segurança. Sendo a mobilidade ativa da maior importância para as cidades sustentáveis do futuro e tendo em conta que os modos não são geralmente vistos como seguros, a CycleAI coloca as rotas mais seguras e fiáveis na ponta dos dedos das pessoas (https://www.cycleai.net/).
Esta última categoria destina-se a projetos desenvolvidos por jovens com menos de 26 anos de idade, que utilizam as TIC para tomar medidas no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (UN SDGs). O WSA Young Innovators registou 377 candidaturas de 85, dos quais foram selecionados os cinco vencedores.

2024-07-18 | Atualidade Nacional

Com a criação de até mil postos de trabalho altamente qualificados


2024-07-18 | Atualidade Nacional

De acordo com dados da Anacom para o 1º trimestre


2024-07-18 | Atualidade Nacional

Pelo 5º semestre consecutivo


2024-07-16 | Atualidade Nacional

Gov.pt passa a ser canal único de entrada


2024-07-12 | Atualidade Nacional

Desenvolvido para a triagem de salmões invasores na Noruega


2024-07-11 | Atualidade Nacional

Projeto envolve NOS e decorre até 2026


2024-07-10 | Atualidade Nacional

Abrangendo várias frentes de cooperação


2024-07-10 | Atualidade Nacional

De acordo com ranking da inovação da CE