Num ano, o nível de investimento direto em publicidade com influencers no mercado nacional registou um crescimento de 66%, alcançando a barreira dos 20 milhões de euros. Trata-se de um crescimento muito rápido, face à média de crescimento de Espanha, de 22,80% e de um mercado maduro como os Estados Unidos, de 27,80% . Em 2023, espera-se que o investimento em influencer marketing em Portugal chegue aos 25 milhões de euros.
Estas são algumas das conclusões do 1º estudo quantitativo do panorama do Influencer Marketing em Portugal, da Human To Human (H2H) e Primetag. Onde se destaca que é necessário profissionalizar a disciplina e o setor, para as marcas conseguirem um ROI positivo nas suas campanhas. É que as empresas ainda não estão a conseguir otimizar todo o valor investido nas campanhas com influencers, uma vez que no ano passado duas em cada três campanhas com influencers não obtiveram um ROI positivo (68%).
Com a Primetag, a H2H definiu e analisou as 5 principais razões que impedem um retorno positivo do investimento das marcas quando trabalham com influencers em Portugal, no estudo denominado "As 5 razões que explicam porque é que as marcas não conseguem um ROI positivo com influencers em Portugal".
Para a elaboração deste estudo trabalhou-se com o número 100% real do total de criadores de conteúdos que existem em Portugal, bem como o total de publicações em diferentes formatos, tanto em Instagram como TikTok. Como principais conclusões gerais sobre as duas plataformas, é possível perceber que o Instagram precisou de 12 anos para conseguir reunir 15 mil influencers, enquanto o TikTok, em apenas 6 anos, alcançou 12 mil (80% dos criadores que estão no Instagram), sendo assim mais fácil construir grandes comunidades no TikTok.
No ano passado, o IG Story foi o formato estrela da plataforma: 9 em cada 10 conteúdos publicados foram neste formato. Conclui-se ainda que o formato reels é o tipo de conteúdo com maior crescimento: em média, cada influencer publicou 17 reels comparativamente a 53 Post Foto.
A publicidade com influencers está a viver um dos seus melhores momentos e foi uma das áreas com maior crescimento em 2022, pelo seu grande retorno e pela sua capacidade de avaliação de resultados de maneira direta.
Foi possível perceber que o TikTok é uma plataforma em crescimento exponencial em Portugal e que, apesar de recente, já conquistou cerca de 30% da população portuguesa (o equivalente a 3,1 milhões de utilizadores). Já o formato reels foi o único formato de vídeo que cresceu na plataforma, pelo facto deste formato ter sido a resposta do Instagram ao forte crescimento do TikTok.
"Para o crescimento do Influencer Marketing em Portugal será essencial a profissionalização do setor. A base desta profissionalização é a transparência em todos os âmbitos: tanto para o consumidor, com um código regulador; como para as marcas. Por exemplo, na H2H, damos transparência total dos contratos que assinamos com os influencers aos clientes para que possam estar seguras de que todo o seu investimento está destinado a pagar aos influencers com que querem trabalhar", refere Luis Díaz, Diretor Geral da H2H.
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