Portuguesa Tekever é o novo unicórnio da Europa

2025-05-06

A portuguesa Tekever, fornecedora de sistemas autónomos orientados por IA é o mais recente unicórnio europeu. Na sequência da conclusão de uma nova ronda de investimento, a startup alcançou uma valorização de mais de 1,2 mil milhões de euros, o que a coloca diretamente entre os unicórnios europeus. No mercado nacional, é a sétima a conseguir alcançar esse estatuto.

Em comunicado, a Tekever refere que esta nova ronda de investimento, cujo valor não revelou, foi subscrita pelos investidores já existentes no projeto e destina-se a acelerar a sua expansão. Que passa pelo lançamento de "um programa ousado de cinco anos para melhorar a segurança europeia através da construção de um ecossistema de inovação em defesa".

Entre os investidores, a startup destaca a Ventura Capital, Baillie Gifford, o Fundo de Inovação da OTAN (NIF), a Iberis Capital e a Crescent Cove, o que a levou acima dos mil milhões de libra. Um marco que a confirmam como "líder europeia em DefTech e alimenta sua expansão contínua em toda a Europa, à medida que usca a liderança global em defesa e segurança autónomas orientadas por IA".

Entre os projetos está o lançamento de um ambicioso programa de desenvolvimento de cinco anos, no valor de 400 milhões de libras, no Reino Unido. Conhecido como OVERMATCH, "tem como objetivo de transformar a indústria de defesa do Reino Unido e garantir que o país e seus aliados permaneçam na vanguarda da tecnologia autônoma vital orientada por IA".

Adianta-se que se espera que o investimento em pesquisa, infraestrutura e tecnologia de defesa gere mais de mil empregos altamente qualificados e lance as bases para uma capacidade soberana na guerra de próxima geração. O projeto expandirá a produção da família de UAS (sistemas aéreos não tripulados, popularmente conhecidos como drones) da TEKEVER, incluindo o AR3 e o AR5, no Reino Unido, apoiando o desenvolvimento de sistemas de defesa soberana.

Explica-se que a startup está há três anos a trabalhar em parceria com o Ministério da Defesa do Reino Unido e as forças ucranianas, sendo que os seus sistemas acumularam mais de dez mil horas de voo de combate e contribuíram para a destruição de mais de três mil milhões de tivos militares russos. O OVERMATCH é o próximo passo, no sentido de transformar esse sucesso comprovado no campo de batalha em uma capacidade estratégica sustentável para o Reino Unido.

O projeto OVERMATCH está estruturado em torno de quatro pilares principais. O primeiro é o BUILD, através do qual a TEKEVER estabelecerá centros de excelência para autonomia no Reino Unido - centros projetados para unir a academia, a indústria e o governo na busca da inovação em defesa. O segundo, NETWORK, envolve a expansão de uma infraestrutura pan-europeia de teste e avaliação, incluindo novas instalações construídas sobre as operações existentes no Reino Unido. O terceiro pilar, SCALE, fornecerá centros de produção de última geração capazes de responder com velocidade e flexibilidade às demandas operacionais em evolução. O pilar PARTNER reflete o compromisso da TEKEVER em promover um ecossistema inclusivo, promovendo a colaboração entre grandes e pequenos players e incentivando uma maior cooperação transfronteiriça entre nações com ideias semelhantes.

"No centro da estratégia da TEKEVER está a criação de um ecossistema de inovação em defesa que reunirá empresas europeias, particularmente pequenas e médias empresas, para integrar, testar e dimensionar novas tecnologias de defesa para apoiar as forças armadas na entrega de missões complexas", adianta o comunicado.

"O futuro da Europa depende de mais do que apenas o aumento das despesas com a defesa. Precisamos de transformar a nossa base industrial e ser mais inteligentes em relação aos investimentos. A experiência da Tekever na implantação de sistemas autónomos na Ucrânia mostrou-nos que o futuro da defesa tem a ver com agilidade mais do que qualquer coisa. É por isso que estamos lançando nossa nova estratégia focada no estabelecimento de um ecossistema de inovação em defesa que capacite empresas de todos os tamanhos a inovar em ritmo e escala, com a missão de garantir o futuro da Europa. Esta última ronda de financiamento ajudará a cumprir essa missão. O apoio contínuo de nossos investidores, incluindo a Baillie Gifford e o Fundo de Inovação da NATO, reflete sua confiança em nossa visão, tecnologia e sucesso a longo prazo", salienta
Ricardo Mendes, CEO da TEKEVER.

 


2025-06-17 | Atualidade Nacional

Dados do ManpowerGroup Employment Outlook Survey


2025-06-17 | Atualidade Nacional

Relatórios das telcos, aviação e transportes vão ser analisados pelo Governo


2025-06-06 | Atualidade Nacional

Vai liderar estratégia de digitalização nacional


2025-06-04 | Atualidade Nacional

Mostra estudo do Grupo IPG Mediabrands sobre a geração Alpha portuguesa


2025-06-04 | Atualidade Nacional

Projeto é liderado pela Startup Portugal


2025-06-04 | Atualidade Nacional

No seu mais recente relatório de avaliação