Programa de inovação em 5G da NOS e AWS já tem 15 startups selecionadas

2021-05-07 Já são conhecidas as 15 startups selecionadas para integrar o Acelerador 5G - Programa de Inovação Colaborativa, uma iniciativa da NOS e Amazon Web Services (AWS), com o apoio da Startup Lisboa. Foram apresentadas mais de 50 candidaturas, tendo sido pré-selecionados 30 projetos para a fase de apresentação ao júri, composto por representantes da NOS, AWS, Armilar e Startup Lisboa.
As 15 startups desenvolvem soluções em áreas tão diversas como saúde, indústria, ambiente, smartcities, entretenimento ou turismo, e utilizam diferentes tecnologias que podem vir a ser exponenciadas pela quinta geração de redes móveis, como IOT, Realidade Virtual e Realidade Aumentada. A maioria destes projetos encontra-se numa fase de maturidade média-elevada e alguns contam já com uma base sólida de clientes. Em comum, partilham a mesma visão - utilizar a tecnologia 5G para fazer crescer os seus negócios
Mais do que dinamizar o ecossistema de inovação e de empreendedorismo 5G em Portugal, o Acelerador 5G pretende criar oportunidades para as startups se potenciarem de forma colaborativa, acedendo a mentores especialistas. Assim, a partir de 21 de maio, começa a fase de mentoria, que para além do acompanhamento dedicado de especialistas NOS, AWS e parceiros no desenvolvimento dos projetos, contempla ainda webinars, sessões de networking e de open innovation, e ainda, talks de especialistas na tecnologia 5G, empreendedorismo e capital de risco.
O programa termina a 30 de junho com a dinamização de um Demo Day e a apresentação pública das startups finalistas a potenciais parceiros e investidores, entre os quais, a Armilar Venture Partners, entidade gestora do Fundo NOS 5G, composto por 10 milhões de euros.
Com este programa, a NOS e a AWS pretendem apoiar a construção de um ecossistema empreendedor nacional, liderando a transformação digital e potenciando a criação de oportunidades associadas à chegada da nova tecnologia móvel a Portugal.

2021-06-15 | Atualidade Nacional

Pós-pandemia é uma oportunidade de reinvenção através da tecnologia


2021-06-14 | Atualidade Nacional

No âmbito da colaboração e da conjugação de esforços


2021-06-14 | Atualidade Nacional

Para alavancar o empreendedorismo através do 5G


2021-06-04 | Atualidade Nacional

Destacando que cobertura total com 4G será essencial


2021-06-04 | Atualidade Nacional

Processo já bateu todos os recordes de duração


2021-06-02 | Atualidade Nacional

Para destacar a importância da dimensão ética na era digital


2021-06-02 | Atualidade Nacional

Para ligar em alta velocidade a Europa à América do Sul a partir de Sines