Projeto 5G-Mobix faz novos testes no corredor entre Vigo e Porto

2021-10-14 Acaba de se iniciar uma nova fase de testes do projeto 5G-Mobix no corredor que liga Portugal e Espanha, entre o Porto e Vigo. Este projeto, que junta em consórcio fabricantes automóveis, e operadores e governos, está a desenvolver soluções de condução autónoma, sendo o investimento financiado por Bruxelas, através do programa H2020
Num comunicado da Infraestruturas de Portugal (IP), refere-se que a medida se destina "a garantir condições de segurança para a realização da fase de testes no âmbito do projeto 5G-Mobix". Acrescenta-se que os "testes a realizar incidem no corredor transfronteiriço Espanha-Portugal que liga as cidades de Vigo e Porto, e cobre toda a cadeia de valor, incluindo fabricantes de automóveis, empresas de telecomunicações, administrações públicas e instituições de pesquisa".
O "principal objetivo é estabelecer as bases para a implantação dos serviços e aplicações 5G Cooperative, Connected and Automated Mobility (CCAM) e dar um forte impulso em ambos os países para o desenvolvimento de oportunidades em torno do 5G no setor de Intelligent Transport System (ITS)", refere-se. Assim, a realização dos testes implicará o condicionamento de tráfego rodoviário na ponte internacional de Valença.
O 5G-Mobix é um projeto financiado pelo programa H2020, da Comissão Europeia, visando testar as funcionalidades dos veículos automatizados através da utilização das principais inovações tecnológicas do 5G ao longo de vários corredores transfronteiriços e locais de teste urbanos. É um dos vários projetos que preveem a criação de corredores entre países da UE. Integra 55 parceiros de 10 países comunitários, Turquia, China e Coreia, representando a indústria TIC europeia.
A IP e o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) também são parceiros, assim como várias organizações de pesquisa ativamente envolvidas em projetos 5G nacionais e da UE, operadores de telecomunicações, fabricantes de telecomunicações e TI, concessionárias rodoviárias, autoridades públicas, indústrias de transporte, autarquias e PME.

2021-11-26 | Atualidade Nacional

Anacom acaba de atribuir a licença ao operador


2021-11-25 | Atualidade Nacional

Tecnológica portuguesa aproxima pacientes a médicos através de vídeo consultas


2021-11-24 | Atualidade Nacional

Concurso para conetividade digital lançado até início de 2022


2021-11-24 | Atualidade Nacional

De acordo estudo "Hybrid Retail: A New Era", da Xpand IT


2021-11-24 | Atualidade Nacional

Regulador reitera que são dos mais altos da UE27


2021-11-24 | Atualidade Nacional

Anacom já aprovou relatório final do leilão


2021-11-24 | Atualidade Nacional

Num montante total de 650 milhões de euros


2021-11-19 | Atualidade Nacional

Ao mesmo tempo que acorda a atribuição de bolsas de estudo