A SAP Portugal realizou pela primeira vez o Partner Kick Off Meeting (PKOM) 2025. Onde reuniu o seu ecossistema de parceiros no mercado nacional. O objetivo foi analisar os resultados alcançados em 2024 e definir as prioridades estratégicas para 2025 em Portugal, tendo ainda reconhecido a Accenture, Inetum e Milestone pelo seu notável desempenho no ano passado.
"O ano de 2024 foi excecional para a SAP Portugal, com um crescimento de 79% do negócio cloud face a 2023. Em termos de impacto dos nossos parceiros, registámos um crescimento de 141% nas receitas indiretas, provenientes maioritariamente de parceiros revendedores. Além disso, a forte aposta na inovação, com destaque para a IA de negócio e a segurança, tem sido um fator decisivo para impulsionar a transformação e competitividade dos clientes e parceiros no atual cenário digital. Esta é uma tendência que queremos manter e fortalecer em 2025", refere Nuno Saramago, diretor-geral da SAP Portugal
No evento, que contou com a presença de mais de 100 participantes e cerca de três dezenas de entidades parceiras, a SAP reafirmou o compromisso com os seus parceiros, reforçando que continuará a apostar na inovação, especialização e crescimento sustentável, sem comprometer a qualidade nem a proximidade ao nível do suporte ao cliente.
Para 2025, a empresa pretende consolidar esta trajetória de crescimento, reforçando o suporte aos parceiros e explorando novas oportunidades de negócio, especialmente no mercado de pequena e média dimensão e na expansão da adoção da IA de Negócio e da solução GROW with SAP. A grande novidade desta edição é a aposta da SAP na inteligência artificial generativa, com a apresentação da SAP Business AI, que se posiciona como uma solução eficiente, relevante e confiável.
"Estamos profundamente comprometidos com a segurança, a governança e a ética na IA. Queremos ajudar a transformar a forma de trabalhar com recurso a IA, que já não é um luxo, mas uma necessidade, pois estamos a enfrentar desafios sem precedentes. Com a AI Foundation, as empresas podem obter uma melhor visão do negócio, com base em dados de alta qualidade", afirma Ayise Trigueiros, Solution Advisor for Data, Analytics and AI da SAP Portugal.
Para 2025, a SAP Portugal pretende apostar fortemente na IA, com duas soluções: a SAP Business AI, um modelo de IA pronto para utilização, concebido para otimizar processos de negócio; e a SAP Business Technology Platform (SAP BTP), que permite personalizar processos, conectar experiências e acelerar a inovação contínua. Consolidando o seu posicionamento no mercado, reforçará a aposta na SAP Business Suite, uma plataforma de integração como serviço (iPaaS - Integration Platform as a Service), que facilita a integração de processos, serviços, aplicações e dados, acelerando a automatização e otimizando o tempo de retorno sobre o investimento.
A SAP tem e terá, na própria indústria, o maior mercado global de software SaaS para explorar. Este que atingiu mais de 412 mil milhões de euros em 2024, com uma previsão de crescimento para mais de 829 mil milhões em 2028.
Espera-se que a receita da solução SAP S/4HANA Cloud, através dos parceiros SAP, cresça significativamente, passando de 27% em 2023 para 41% em 2025. Este crescimento representa uma oportunidade estratégica para os parceiros SAP, traduzindo-se num aumento significativo das suas receitas e reforçando o seu potencial de negócio no ecossistema da SAP.
Com acesso às melhores práticas, através do Digital Hub da SAP, os parceiros podem otimizar a produtividade e aumentar a eficiência na abordagem ao mercado. Esta agilidade pode tornar a conquista de clientes até sete vezes mais eficaz, impulsionando o crescimento e a competitividade no ecossistema SAP.
"As nossas prioridades para 2025 passam por conquistar novos clientes, gerar maior valor e fortalecer a especialização dos parceiros. Acreditamos que a aposta em Inteligência Artificial, na Suite e no copiloto Joule criará ainda mais oportunidades para os nossos parceiros", explica Anastasiia Loginova, Global Channel Management and Partner Autonomy da SAP.
No encerramento do evento, a SAP Portugal entregou os SAP PKOM Awards 2025, que distinguem o desempenho dos parceiros ao longo de 2024. Os prémios foram atribuídos nas categorias TOP RISE with SAP, TOP Cloud LoB (Line of Business) e TOP GROW with SAP Partner. As categorias TOP RISE with SAP e TOP Cloud LoB subdividem-se em Business Influencer e Reseller, reconhecendo tanto os parceiros que impulsionaram as soluções SAP através de receitas geradas como aqueles que desempenharam um papel essencial na ativação das soluções no mercado nacional. Este ano, foi ainda introduzida uma nova distinção: AI Sales, que premiou o parceiro com maior volume de vendas em soluções de inteligência artificial.
Na categoria TOP RISE with SAP Business Influencer, a Accenture foi a grande vencedora, destacando-se pela excelência na gestão e apoio aos clientes nacionais na sua transformação digital com a solução RISE with SAP. Também conquistou o prémio TOP Cloud LoB Business Influencer, pelo seu papel determinante na entrega de soluções de cloud SAP em Portugal.
A Inetum foi distinguida em três categorias: TOP RISE with SAP Reseller, pelo sucesso na implementação da solução RISE with SAP em vários clientes nacionais; TOP Cloud LoB Reseller, pelo seu desempenho na venda das soluções SAP Human Capital Management e SAP Business Technology Platform e; ainda na nova categoria AI Sales, por ter liderado as vendas de soluções de inteligência artificial em 2024.
Já na categoria TOP GROW with SAP Partner, a Milestone foi reconhecida pela sua capacidade de trazer novas empresas no segmento das Pequenas e Médias Empresas (PME), para a carteira de clientes SAP, como é exemplo disso a Finerge ou a Insulac.
Com estas distinções, a SAP reforça o compromisso com os seus parceiros, reconhecendo aqueles que mais contribuíram para o crescimento e inovação do ecossistema SAP em Portugal.