A portuguesa Sword Health será a única empresa nacional a integrar a "EU AI Champions Initiative". Esta visa impulsionar o papel da Europa enquanto potência global em IA e foi anunciada no âmbito da Cimeira de Ação sobre IA, em Paris. Ao todo, estão mais de 60 empresas estão envolvidas, como a Airbus, Deutsche Bank, Heineken, L'Oréal Groupe, Mercedes-Benz, Mistral AI, SAP, Siemens e Spotify.
Para além de procurar aumentar a competitividade das empresas europeias, a iniciativa prevê ainda colaboração com a Comissão Europeia e os governos dos estados-membros, "de forma a criar um quadro regulatório simplificado, que desbloqueie a inovação local e fortaleça a liderança global, apoiando os esforços existentes para lançar uma Estratégia Abrangente de IA para a Europa", como refere a Sword Health em comunicado.
A iniciativa será coordenada pela General Catalyst, empresa de capital de risco. Sendo que de acordo com a "EU AI Champions Initiative", mais de 20 grandes investidores internacionais estarão prontos para investir cerca de 150 mil milhões de euros em oportunidades de IA na Europa nos próximos cinco anos. Isto se a Europa conseguir criar um ambiente regulatório transparente, competitivo e orientado para investimentos.
"O 'EU AI Champions' é uma iniciativa muito importante para que a Europa possa mudar o seu estado atual de letargia em inovação e consiga acelerar o impacto que a IA pode ter na sociedade e na qualidade de vida de todos os europeus", disse Virgílio Bento, CEO e fundador da Sword Health, em comunicado.