Tecnologia é essencial para a sobrevivência do retalho

2021-11-24 O setor do retalho no seu formato tradicional já não existe. A indústria está agora a renovar-se e adaptar-se às novas condições de mercado e a um novo consumidor, num contexto em que a tecnologia é um facilitador de inovação. Expetativas do cliente, conveniência, contexto e propósito são os principais desafios, de acordo com o estudo "Hybrid Retail: A New Era", da Xpand IT.Num contexto em que, cada vez mais, o presencial se funde com o digital, as lojas físicas não vão desaparecer, mas é necessário redefinir o seu conceito, de forma a serem atualizadas para elevar a experiência do cliente e promover a integração com os pontos de contacto digitais. Nesta perspetiva, a tecnologia não servirá apenas para construir aplicações móveis, mas para melhorar toda a experiência na própria loja. Este conceito denomina-se "phygital" e consiste em combinar a experiência física com a digital, avança o relatório.
Onde se apontam também várias tendências para o setor do retalho: personalização; sustentabilidade; experiência (os retalhistas devem criar experiências diferenciadoras tanto nas lojas físicas como no comércio online); e comércio social (integração do comércio online com as redes sociais, possibilitando que o consumidor possa concluir a sua compra através da própria rede social).
As principais conclusões do estudo mostram que o futuro da indústria do retalho passará por uma realidade híbrida, em que os consumidores procuram por experiências impactantes e conteúdo genuíno, independentemente de acontecer no online ou no offline. Os retalhistas devem aproveitar o melhor que as lojas físicas têm para oferecer, tal como a proximidade e a conexão emocional com os seus clientes, e continuar a aposta crescente no digital, em particular em três grandes áreas: experiência, automação e dados.
"O setor do retalho foi marcado de forma muito vincada por tudo o que vivemos nos últimos anos e foi necessária uma grande aposta no digital para fazer face aos vários desafios que foram surgindo. O que acreditamos é que a tecnologia continuará a ser fundamental nesta nova fase, em que teremos de lidar com uma realidade muito diferente da anterior. Esperamos que este novo estudo contribua para um maior conhecimento sobre o contexto atual acerca deste setor, dando também indicações para que as empresas de retalho aproveitem melhor o potencial de diferentes tecnologias", afirma Sérgio Viana, Partner & Digital Xperience Lead da Xpand IT.


2021-11-26 | Atualidade Nacional

Anacom acaba de atribuir a licença ao operador


2021-11-25 | Atualidade Nacional

Tecnológica portuguesa aproxima pacientes a médicos através de vídeo consultas


2021-11-24 | Atualidade Nacional

Concurso para conetividade digital lançado até início de 2022


2021-11-24 | Atualidade Nacional

Regulador reitera que são dos mais altos da UE27


2021-11-24 | Atualidade Nacional

Anacom já aprovou relatório final do leilão


2021-11-24 | Atualidade Nacional

Num montante total de 650 milhões de euros


2021-11-19 | Atualidade Nacional

Ao mesmo tempo que acorda a atribuição de bolsas de estudo


2021-11-18 | Atualidade Nacional

Grupo reforça oferta de serviços de fibra para ganhas clientes