O TikTok vai manter nas próximas legislativas, a 18 de maio, a mesma estratégia de combate à desinformação que tem utilizado em várias eleições internacionais. Nomeadamente na Alemanha e nos Estados Unidos, uma vez que considerou que a estratégia teve sucesso. Assim, haverá ‘tolerância zero' a toda a desinformação e aos conteúdos nocivos. A garantia foi dada por Francesca Scapolo, especialista do TikTok em políticas públicas para a integridade eleitoral.
Num encontro com jornalistas, que decorreu em Lisboa, esta responsável admitiu que "há sempre espaço para melhorar, mas achamos que o nosso sistema é robusto. No ano passado, utilizámo-lo em 150 eleições em todo o mundo e mostrou que tem sucesso". Citada pela Lusa, esta responsável adianta ainda que esta estratégia já tinha sido usada nas legislativas que se realizaram em Portugal em março de 2024. Tolerância zero com a desinformação ou conteúdos nocivos é a meta.
A estratégia assenta num processo de três etapas para combater a desinformação no TikTok. Assim, numa primeira fase, recorre-se a mecanismos de IA para detetar conteúdos de desinformação ou que violem as regras da rede social, como imagens violentas. Mas como o processo não é "100% eficaz", a rede social recorre também a moderadores de conteúdos, que analisam as publicações consideradas como potencialmente nocivas para determinar se devem ser retiradas.
No mercado nacional, a plataforma conta com 160 moderadores de conteúdo para um total de 3,9 milhões de utilizadores ativos mensais. No entanto, com o aperfeiçoamento dos modelos de IA que são utilizados, os profissionais que emprega vão ter de lidar cada vez menos com desinformação. Se os moderadores tiverem dúvidas quanto a determinados conteúdos, o TikTok tem parcerias com entidades locais - o 'site' Polígrafo - que entram então em ação para determinar a veracidade de um conteúdo.
Em contexto eleitoral, a este processo acresce ainda uma 'task force' criada especificamente para o efeito, que já está a trabalhar nas eleições legislativas portuguesas, e que é composta por especialistas de vários setores que monitorizam as campanhas eleitorais.