VINCI Energies Portugal renova parceria com a ENSICO

2024-03-27

A VINCI Energies, através da sua marca Axians, dedicada ao desafio da transformação digital, renovou a parceria com a ENSICO - Associação para o Ensino da Computação. O objetivo é continuar a levar o ensino da computação a um maior número de crianças e jovens, capacitando-os desde cedo para a resolução de desafios relevantes e complexos. Este ano, serão mais de 4.500 alunos a beneficiar das aulas de computação da ENSICO, sendo que em algumas escolas o número já ultrapassa os 300 jovens.
Esta parceria tem como objetivo preparar as gerações futuras para um mundo mais digital através de competências fundamentais no desenvolvimento do pensamento computacional e da promoção da literacia digital. Alguns dos cerca de 200 alunos da E.B.S Frei Gonçalo de Azevedo que foram beneficiados na edição anterior desta parceria consideraram que "a computação é algo essencial e complementa tudo" e que traz "competências de como pensar, de forma a aplicar no raciocínio".
Sobre a renovação da parceria, Pedro Afonso, CEO da VINCI Energies em Portugal, afirma que "a educação é um direito essencial e o acesso a novos modelos de ensino tem um impacto enorme na sociedade. Ao permitir que os jovens tenham acesso ao ensino da computação estamos a promover hoje os skills do futuro. Estamos por isso - com ações concretas e imediatas - alinhados com os valores e a visão deste projeto, onde a literacia digital é crítica para o futuro de quase todas as profissões. Quando a Academia é uma das principais alavancas sociais, apoiar esta causa de longo prazo pareceu-nos inevitável." 
A ENSICO defende o ensino da Computação para todos os estudantes do ensino Básico e Secundário e tem vindo a desempenhar um papel fundamental na divulgação do ensino da computação a crianças e jovens. Tendo como objetivo divulgar conhecimentos úteis, aposta na integração da computação com outros conhecimentos e na capitalização desse conhecimento na evolução dos alunos. Pretende-se, assim, ensinar a pensar e a trabalhar o raciocínio, por forma a que os jovens possam enfrentar desafios complexos em todos os aspetos das suas vidas.
 


2024-04-18 | Atualidade Nacional

Programa de Open Innovation da Test Bed 5G


2024-04-18 | Atualidade Nacional

Com um reforço de 10% face ao ano anterior


2024-04-18 | Atualidade Nacional

12 foram apoiadas pela StartUp Portugal, no âmbito do Programa Business Abroad


2024-04-18 | Atualidade Nacional

Para fornecer serviços de desenvolvimento remoto de TI


2024-04-18 | Atualidade Nacional

Alcançando valor recorde de 4,7 milhões de euros


2024-04-11 | Atualidade Nacional

Seis meses depois de se ter demitido


2024-04-11 | Atualidade Nacional

Avança Jornal de Negócios, citando fontes ligadas ao processo


2024-04-05 | Atualidade Nacional

Percorrendo o país com roadshow de inovação