Vodafone avança com novos remédios para comprar Nowo

2024-02-21

Operadora mantém o interesse em comprar a Nowo apesar do arrastar do processo. Depois de chumbada a primeira dose, a Vodafone propôs novos compromissos para tentar convencer regulador da Concorrência.
A Vodafone Portugal Já avançou com uma proposta de novos compromissos junto da Autoridade da Concorrência (AdC) para que o regulador aprove a compra da Nowo. Apesar do processo estar a demorar muito tempo, o operador mantém o interesse na operação pelo que, depois da AdC ter chumbado a sua primeira proposta, avançou agora de novo. 
A confirmação foi dada ao Expresso pelo próprio CEO da Vodafone, que não revelou o que está agora em causa. A empresa apenas adiantou que a nova proposta vem complementar o que já tinha apresentado, onde de incluía um acordo com a romena Digi - que se prepara para entrar no mercado nacional - para a cedência de parte do espetro da Nowo e o acesso a uma oferta grossista bitstream sobre a rede de fibra ótica da Vodafone.
De acordo com as declarações de Luís Lopes, a nova proposta foi entregue ao regulador em janeiro, depois do chumbo em dezembro do primeiro pacote de compromissos. Recorde-se que a Vodafone é o terceiro operador do mercado nacional e que a Nowo, detida pelos espanhóis da MasMovil, detém uma quota residual do mercado, estimada em menos de 3%. 
O gestor adiantou ainda que espera que a aprovação por Bruxelas, esta semana, da fusão da Orange com a MásMóvil em Espanha, que envolve dois operadores com uma quota de mercado de cerca de 40%), sirva de inspiração e de referência à AdC. É que a Vodafone aguarda há quase um ano e meio pela aprovação do processo, que está em investigação aprofundada na AdC. Recorde-se que o acordo para a compra foi anunciado em setembro de 2022.

 


2024-04-18 | Atualidade Nacional

Programa de Open Innovation da Test Bed 5G


2024-04-18 | Atualidade Nacional

Com um reforço de 10% face ao ano anterior


2024-04-18 | Atualidade Nacional

12 foram apoiadas pela StartUp Portugal, no âmbito do Programa Business Abroad


2024-04-18 | Atualidade Nacional

Para fornecer serviços de desenvolvimento remoto de TI


2024-04-18 | Atualidade Nacional

Alcançando valor recorde de 4,7 milhões de euros


2024-04-11 | Atualidade Nacional

Seis meses depois de se ter demitido


2024-04-11 | Atualidade Nacional

Avança Jornal de Negócios, citando fontes ligadas ao processo


2024-04-05 | Atualidade Nacional

Percorrendo o país com roadshow de inovação