Vodafone faz parceria com Ericsson para reforçar sustentabilidade

2024-02-15

A Vodafone Portugal e a Ericsson uniram-se para implementar em Portugal, numa estreia a nível mundial, o Radio 4485. Trata-se de um equipamento líder de eficiência energética da Ericsson que integrará a rede 5G de última geração do operador. O que lhe permitirá melhorar o seu desempenho energético, enquanto impulsiona a capacidade da sua rede.

Este rádio de banda tripla reduz o consumo de energia em mais de 20 por cento quando comparado com implementações desta natureza nas redes Vodafone para os 1800MHz, 2100MHz e 2600MHz. A implementação deste equipamento rádio de última geração contribuirá não apenas para alcançar as metas de neutralidade carbónica na Vodafone até 2040, como cria condições para disseminar a implementação de tecnologias similares pelo país, sublinhando a capacidade, o desempenho e a cobertura da sua rede 5G.

A abordagem de sustentabilidade da Ericsson não está limitada à função dos rádios, estendendo-se ao longo de toda a cadeia de valor. As emissões de carbono incorporadas no equipamento, uma medição dos gases com efeito de estufa libertados antes da implementação do produto, ficam 50% abaixo de produtos comparáveis. Adicionalmente, a redução do peso do equipamento para metade ajudará a diminuir os custos de manutenção e a simplificar os processos de atualização nos sites 5G da Vodafone Portugal.

"No âmbito dos compromissos de operação ética e sustentável da Vodafone Portugal, estamos permanentemente à procura de soluções inovadoras e de as incorporar na nossa estratégia e nas nossas operações. Esta parceria com a Ericsson, e esta solução de poupança de energia em particular, está completamente alinhada com o nosso propósito, de reduzir o impacto ambiental e ajudar a descarbonizar a sociedade, enquanto potenciamos a implementação do 5G no País", refere Paulino Corrêa, Chief Network Officer da Vodafone. 

"A Vodafone Portugal e a Ericsson têm uma parceria de longa data que remonta a 1992, com a implementação do 2G no País. Hoje, damos um novo passo com uma implementação pioneira a nível mundial, enraizada no compromisso inabalável da Vodafone com a sustentabilidade, aproveitando o exclusivo desenvolvimento partilhado de hardware e software da Ericsson para proporcionar reduções substanciais de emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor", acrescenta Juan Olivera, líder da Ericsson Portugal.

 


2024-04-18 | Atualidade Nacional

Programa de Open Innovation da Test Bed 5G


2024-04-18 | Atualidade Nacional

Com um reforço de 10% face ao ano anterior


2024-04-18 | Atualidade Nacional

12 foram apoiadas pela StartUp Portugal, no âmbito do Programa Business Abroad


2024-04-18 | Atualidade Nacional

Para fornecer serviços de desenvolvimento remoto de TI


2024-04-18 | Atualidade Nacional

Alcançando valor recorde de 4,7 milhões de euros


2024-04-11 | Atualidade Nacional

Seis meses depois de se ter demitido


2024-04-11 | Atualidade Nacional

Avança Jornal de Negócios, citando fontes ligadas ao processo


2024-04-05 | Atualidade Nacional

Percorrendo o país com roadshow de inovação