WSA 2020: projetos portugueses já foram selecionados

2020-07-29 Os oito projetos que vão representar Portugal na edição de 2020 do World Summit Awards (WSA), uma iniciativa internacional que premeia as melhores inovações digitais com impacto social, envolvendo cerca de 180 países, já foram selecionados. ID.GOV.PT, iLoF, Perguntas da Especialidade, EDP EV.X, LUGGit, Condominium Solution - EV.Charge EDP, Modatta e Wearable Braille SOS são os vencedores. Em paralelo, a plataforma UpHill Health recebeu a distinção do Born from Knowledge (BfK), da ANI.

Os projetos portugueses vencedores nas oito categorias a concurso foram selecionados entre as 44 candidaturas efetivamente submetidas, de um total de 66 intenções de candidatura, o valor mais alto dos últimos anos, o que vem comprovar a crescente capacidade de inovação e de empreendedorismo de base tecnológica do mercado nacional.

De acordo com o timeline definido para a edição do WSA 2020, entre setembro e outubro o WSA Online Jury vai selecionar de entre todas as candidaturas dos 180 países envolvidos uma shortlist de projetos, que será anunciada em novembro. Até final do ano, o WSA Grand Jury procederá à nomeação dos WSA winners (oito por cada uma das categorias a concurso), que serão apresentados no WSA Global Congress, cuja realização deverá ocorrer em março de 2021. Portugal tem-se distinguido entre os vencedores nas várias edições desta iniciativa. Em 2019, a app meuParlamento.pt venceu o prémio na categoria Government & Citizen Engagement.

Os vencedores nacionais do WSA 2020, por categoria, são:

- ID.GOV.PT (Government & Citizen Engagement) - uma aplicação móvel que permite ao cidadão guardar e consultar, em qualquer momento, os dados dos documentos de identificação.

- iLoF - Intelligent Lab on Fiber (Health & Well Being) - uma base de dados virtual que disponibiliza biomarcadores de diversas doenças.

- Perguntas da Especialidade (Learning & Education) - uma plataforma digital de ensino médico, especializada na preparação da Prova Nacional de Acesso à Formação Especializada.

- EDP EV.X (Environment & Green Energy) - uma aplicação de análise das viagens realizadas em carro a combustão que, simulando a utilização de um carro elétrico, apresenta aos utilizadores as possíveis poupanças financeiras e reduções de carbono que poderiam fazer se conduzissem um veículo elétrico.

- LUGGit (Culture & Tourism) - uma plataforma tecnológica que, através duma aplicação móvel, permite a quem viaja requisitar em tempo rea, uma pessoa para lhe recolher a bagagem, guardá-la e entregá-la no sítio e hora definidos por si.

- Condominium Solution - EV.Charge EDP (Smart Settlements & Urbanization) - uma solução de carregamento para condomínios que permite carregar o veículo elétrico e identificar os consumos de forma automática. Possibilita também o acerto de contas da energia consumida com o condomínio de forma simples e transparente.

- Modatta (Business & Commerce) - um marketplace de dados sociais que faz com que os utilizadores sejam pagos ao disponibilizar os seus dados a empresas, numa forma de trabalhar que está totalmente de acordo com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados.

- E Wearable Braille SOS (Inclusion & Empowerment) - um dispositivo que ajuda as pessoas, sobretudo invisuais e surdas, a pedir ajuda quer onde que estejam.

Os projetos foram selecionados por um júri nacional liderado por Sandra Fazenda Almeida (APDC) e Roberto Carneiro (ex-ministro da Educação), que integrou Ricardo Tomé (Media Capital), Pedro Esteves (ISCTE-AUDAX), Carlos Sequeira (IPN), Vasco Teixeira-Pinto (NOSSA), Fátima Cardoso (Vodafone), António Bob Santos (ANI), Francisco Maria Balsemão (Impresa), João Pedro Galveias (RTP), Ana Gonçalves Pereira (Jerónimo Martins), Nelson Lopes (ASSOFT), Luís Rodrigues (StartupBraga), Rui Ventura (APPM), Ricardo Zózimo (Nova SBE), Inês Marques (Microsoft), Miguel Fontes (Startup Lisboa) e Pedro Carvalho (Altice Labs).

2023-01-26 | Atualidade Nacional

Vencedores desta 2ª edição deverão conhecidos a 30 de março


2023-01-26 | Atualidade Nacional

Reforçando presença ibérica


2023-01-26 | Atualidade Nacional

De acordo com dados da Anacom sobre as obrigações de cumprimento dos operadores


2023-01-25 | Atualidade Nacional

Poderão gerar quase 9 mil milhões de euros de riqueza


2023-01-25 | Atualidade Nacional

AP investe 8,9 milhões de euros em cibersegurança em 2022


2023-01-20 | Atualidade Nacional

Medida está entre as prioridades já definidas na CRESAP