Pioneira mundial em tecnologia e serviços de gestão de impressão e processamento documental, a Xerox, Associada da APDC, celebra este ano o seu 60º aniversário no mercado nacional. A empresa está a comemorar esta data com várias iniciativas, onde demonstra que tem sido um motor de inovação e transformação digital, ao apoiar as organizações na sua jornada rumo à eficiência organizacional, transformação do local de trabalho e melhoria dos parâmetros de sustentabilidade ambiental.
Em comunicado, a Xerox diz que desde a sua entrada no mercado português, a 30 de março de 1965, tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento do setor tecnológico nacional, introduzindo avanços revolucionários, como a cópia em papel comum, a impressão a laser e a cores, a digitalização de documentos, até à integração de IoT (Internet of Things) que transformaram os multifuncionais em soluções inteligentes, integradas com App's que utilizam ferramentas de RPA (Robotic Process Automation) e AI (Artificial Inteligence).
Também no âmbito da indústria gráfica, as soluções de produção digital adicionaram novidade e flexibilidade a um mercado complexo, sendo ainda na década de 90 que apresenta a impressão a cores de grande formato, seguindo-se a produção digital de alto volume em folha solta. Até ao início deste milénio, em que a Xerox lança o equipamento a cores mais rápido com velocidade até 100ppm. Mais recentemente, a Xerox garantiu um novo marco histórico com o lançamento do 1º equipamento a imprimir 6 cores numa única passagem, a 120ppm e Resolução Ultra HD.
Hoje, a empresa continua o seu legado de inovação, ao fornecer tecnologias disruptivas que impulsionam a transformação digital, potenciam soluções de realidade aumentada e implementam processos baseados em automação e robótica, centrados no cliente e orientados a atender às necessidades da força de trabalho global e distribuída. No ano passado, por exemplo, lançou no mercado os primeiros equipamentos assistidos por ferramentas de IA. Agora, reafirma o compromisso com a inovação, a sustentabilidade e o bem-estar de todos os stakeholders.
Reitera ainda que mantém a sua aposta no futuro, na transformação digital que não deve ser vista como um desafio intransponível, mas sim como um investimento estratégico essencial para a sustentabilidade dos negócios. Através de soluções que reduzem o desperdício de papel, otimizam recursos e aumentam a segurança da informação, a empresa posiciona-se como um parceiro estratégico para empresas que procuram eficiência e responsabilidade ambiental.
"Celebrar 60 anos em Portugal é um marco que nos enche de orgulho. Com a certeza que o nosso compromisso com a inovação, o talento e a sustentabilidade, mantém-se mais forte do que nunca. Nesse sentido, continuaremos a trabalhar lado a lado com os nossos clientes e parceiros, com o objetivo de moldar o futuro do trabalho e da forma como trabalhamos com os documentos e a abrir continuamente novas oportunidades de crescimento e de receitas num mercado gráfico em permanente mutação", afirma David Alcaide, Diretor Geral da Xerox Portugal e Espanha.
Ao longo dos anos, a Xerox tem investido no desenvolvimento de talento nacional, com a promoção de uma cultura de inovação e colaboração. O compromisso com a formação contínua e a diversidade tem sido um fator-chave para o sucesso no país. Destacam-se, ainda, políticas direcionadas para as pessoas, que promovem a flexibilidade de horário e a "parentalidade responsável", a que se soma uma aposta na filosofia de recrutamento interno e mobilidade entre funções e áreas, por forma a proporcionar evolução de competências profissionais e pessoais dos seus colaboradores. Também a diversidade e a inclusão são pilares que guiam a Xerox, e são trabalhados em grupos de colaboradores, comprometidos com a missão e valores da empresa.
Plataforma diz que vai utilizar as mesmas ferramentas das eleições nos EUA e Alemanha