5G e IA da Huawei contribuem para segurança do sector mineiro

2022-11-17

A Huawei anunciou a fase de comercialização à escala mundial do sistema operacional MineHarmony. Esta nova solução visa responder à crise energética que se observa desde o início deste ano e que tem trazido consequências a nível global, nomeadamente aumentos no consumo de carvão. Vai proporcionar maior eficiência de trabalho e segurança para os intervenientes da atividade mineira. O grupo fala mesmo numa "nova era para a indústria da mineração", com a integração das tecnologias de 5G e Inteligência Artificial (IA) nos processos de escavação e extração mineira.

 

Dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que no final do ano passado existiam 2.867 trabalhadores a contribuir para a atividade dos 89 estabelecimentos de minérios metálicos e industriais existentes no País. No entanto, apesar de ser um setor com alguma representatividade, os avanços tecnológicos não acompanham a necessidade de proteção dos trabalhadores que estão constantemente expostos a riscos variados.

 

Assim, e para contrariar esta realidade, a Huawei apresenta soluções que podem ser utilizadas nos processos de escavação e de extração das minas. Em ambos os momentos, com recurso a 5G e à IA, são apresentadas tecnologias de vídeo que permitem que exista um controlo remoto das atividades.

 

O processo de escavação de galerias subterrâneas é das operações que mais riscos comporta para os trabalhadores. Uma vez que a segurança depende de esforços manuais, mais de 50% dos acidentes são atribuídos a erro humano. As tecnologias de vídeo da Huawei, que integram 5G e IA, permitem o controlo remoto e preciso das máquinas mineiras, o que possibilita a melhoria do ambiente de trabalho, bem como da segurança mineira.

 

Depois, embora a extração mineira controlada à distância se tenha tornado um consenso da indústria, um dos grandes desafios reside na visualização clara e em tempo real do espaço mineiro. Mas o MineHarmony, com recurso a tecnologia de IA e um algoritmo de edição automática de vídeo, consegue que imagens separadas sejam combinadas em sequências panorâmicas. Além disso, o algoritmo de filtragem de poeira ajuda a garantir vídeos de alta-definição em tempo real, num raio de 20 metros, mesmo quando a visibilidade é reduzida. Com tecnologia 5G a transmitir vídeo em tempo real e com a identificação precisa de anomalias, o sistema transforma as inspeções manuais com temporização em monitorização inteligente e reduz em 20% o número de pessoal necessário para inspeção subterrânea. O novo sistema também simplifica as operações com inspeções não assistidas e abrange equipamentos de todas as dimensões com recurso a protocolos unificados. Estes permitem a partilha de dados entre equipamentos e a interconectividade entre utilizadores e dispositivos.

 

Este sistema foi apresentado no Huawei Connect 2022 por Ken Hu, Rotating Chairman da Huawei. Onde salientou a dedicação da empresa em trabalhar com parceiros para ajudar os clientes da indústria a escolherem a tecnologia certa para as suas necessidades e a tirarem o máximo partido dela. "Para fornecer aos nossos clientes soluções baseadas em cenários que satisfaçam verdadeiramente as suas necessidades temos de trabalhar lado a lado para compreender verdadeiramente os desafios na sua indústria", referiu.

 

 


2024-06-07 | Breves do Sector

Iniciativa do IST com Microsoft, Galp, Lispolis e CTT


2024-06-06 | Breves do Sector

Para o apoio a doentes oncológicos


2024-06-06 | Breves do Sector

Para a modernização da entidade


2024-06-06 | Breves do Sector

Através de uma colaboração em API


2024-06-06 | Breves do Sector

Com lançamento de projeto-piloto antes do arranque comercial


2024-06-06 | Breves do Sector

Operador lança nova oferta com teste de velocidade


2024-06-05 | Breves do Sector

Através da realização de uma parceria global inovadora


2024-06-05 | Breves do Sector

Há 16 empresas nacionais neste ranking


2024-06-05 | Breves do Sector

Com ferramentas avançadas para a gestão de sustentabilidade