Accenture e Efma lançam 7º Prémio Anual de Inovação em Seguros

2022-01-19 Já abriram as inscrições para a competição global que celebra as inovações que mais se destacaram na área dos seguros.
A Accenture e a Efma já abriram as candidaturas ao 7º Prémio de Inovação em Seguros, que reconhece as seguradoras e insurtechs que estão a transformar o setor. Instituído em 2016, o programa recompensa as melhores ideias e projetos mais inovadores na área dos seguros. Esta iniciativa materializa-se também num fórum em que as organizações partilham as suas melhores práticas. No ano passado, foram recebidas 460 inscrições de 289 instituições em 55 países, incluindo 7 de Portugal.

As empresas podem submeter as suas inscrições online até 8 de abril de 2022, concorrendo nas seguintes sete categorias:
- Global innovator (grande vencedor) - este prémio será entregue a uma empresa que se comprometa com a inovação e transformação contínuas, o desenvolvimento e a liderança de um amplo ecossistema de parceiros que vá para além dos seguros, e que recorra a tecnologias emergentes para melhorar a experiência do cliente e o desempenho do seu negócio. Para se qualificar para esta categoria, o participante tem que apresentar pelo menos três inovações nas restantes seis categorias.
- Ecossistemas e marketplaces - novos modelos de negócio e propostas de valor escaláveis end-to-end que capitalizam o poder de parcerias, plataformas e da Internet of Things.

- Insurtech - prémio reservado para start-ups, spin-offs e empresas de tecnologia de seguros, que estão a aproveitar a tecnologia para reinventar a experiência do cliente, enquanto geram novo valor para as seguradoras.
- Inovação em produtos e serviços - inovações que aumentam ou substituem a oferta do seguro tradicional, através da criação de novos pools de receitas conseguidas com a expansão para segmentos e mercados de clientes novos, ou já existentes.
- Re-imaginação da experiência de cliente - inovações que melhoram a forma como as empresas se relacionam com os clientes, seja por meio de canais físicos e / ou digitais.
- Social, sustentável e responsável - evolução no propósito e no compromisso da seguradora na área da responsabilidade social corporativa e a capacidade de demonstrar ser um verdadeiro aliado dos seus clientes.
- e transformação da força de trabalho - reunir pessoas, cultura, liderança, organização e tecnologia, permitindo que a seguradora alcance todo o potencial existente no seu local de trabalho (seja ao nível humano ou tecnológico).
Cada inscrição será avaliada através de três critérios: originalidade; capacidade estratégica de gerar vantagem competitiva de longo prazo e retorno do investimento, e a adaptabilidade da prática para uso noutros mercados e países.
"O aumento das inscrições nos últimos anos destaca a importância da inovação na construção de resiliência, como foi demonstrado na pandemia. Incentivamos as seguradoras e insurtechs de todo o mundo a enviarem as suas ideias e melhores práticas para ajudar a transformar ainda mais as organizações e a indústria, ao mesmo tempo que criam valor para os clientes e para o ecossistema mais amplo", refere Silvia Milián, managing director da indústria de seguros da Accenture e responsável pelo prémio.
Os vencedores serão selecionados por um painel de jurados, composto por executivos séniores de seguradoras de todo o mundo, e por uma votação online, dos membros da Efma e, também, de não membros de instituições de seguros. Os vencedores serão anunciados numa cerimónia que decorrerá a 15 de junho de 2022.


2022-05-26 | Breves do Sector

Com mais potência, desempenho, colaboração e criatividade


2022-05-26 | Breves do Sector

Num investimento de 1,2 milhões de euros


2022-05-25 | Breves do Sector

Só a APP NOS e a área de cliente atingiram 1 milhão de utilizadores


2022-05-24 | Breves do Sector

Metas foram anunciadas pelo novo líder da unidade de negócio para Portugal


2022-05-24 | Breves do Sector

Prevendo contratar mais de 500 colaboradores este ano


2022-05-24 | Breves do Sector

Assim como o desenvolvimento pessoal e profissional


2022-05-19 | Breves do Sector

Para reforçar cooperação e o conhecimento


2022-05-19 | Breves do Sector

Para responder às mudanças da sociedade e à crise