Altice apresenta solução de segurança baseada na quântica

2022-03-30 A Altice Portugal anunciou a disponibilização de uma solução empresarial de acesso à cloud baseada em Quantum Key Distribution Technology. Trata-se de uma tecnologia emergente de geração e distribuição quântica possibilita comunicações mais seguras. Foi realizada uma demonstração de uma interligação segura de longa distância por chaves quânticas entre um cliente da Altice Empresas e os Cloud Services no Data Center da Covilhã.
Em comunicado, o grupo afirma que se trata de "mais um marco na história das telecomunicações em Portugal, ao disponibilizar uma solução, com acessos baseados em chaves e distribuição quânticas, para os seus clientes empresariais com serviços no Data Center sediado na Covilhã".
A Quantum Key Distribution (QKD) é uma técnica avançada para partilha de chaves de criptografia entre locais, através de fibra ótica ou satélite para longas distâncias, permitindo a distribuição de chaves com um ritmo superior a 1000 por segundo.
A solução, concebida caso a caso pela Altice Empresas, mediante um processo de qualificação do cliente, consiste em ligações cifradas por chaves aleatórias geradas por tecnologias quânticas e distribuídas por QKD, enquadrando-se no conceito "quantum keys-as-a-service" (QaaS), um serviço complementar às ofertas de networking e de cloud.Esta nova solução aumenta exponencialmente o nível de segurança das comunicações de acesso à cloud e protege os ativos mais importantes para qualquer organização na sua interligação com o Data Center. A banca, a saúde, nomeadamente as farmacêuticas, os prestadores de serviços de utilidade pública e as organizações governamentais e militares são os setores com maior potencial de utilização deste serviço de encriptação evoluído.
A Altice Empresas demonstrou o potencial desta tecnologia emergente no evento "Tecnologia de Informação Quântica: uma nova abordagem à segurança". A iniciativa incluiu uma demonstração de uma interligação segura por chaves quânticas entre o cliente iTech-ON, empresa de I&D de tecnologias de informação sediada no Fundão, e os serviços de Cloud da Altice Portugal no Data Center. Os parceiros da Altice Portugal, Warpcom (integrador tecnológico de referência nas áreas de cibersegurança e redes) que desenhou e integrou toda a solução, a Fortinet (empresa de referência na área de cibersegurança) e a ID Quantique (líder mundial em soluções de criptografia), asseguraram o fornecimento de harware e software da demonstração.
"À medida que as empresas se tornam mais digitais, os ataques cibernéticos estão cada vez mais sofisticados. A integração da solução do QKDaaS no ecossistema da Altice Portugal é uma mais-valia no conjunto de soluções de segurança de acesso à cloud da Altice Empresas com aplicação em diversas áreas" afirmou João Teixeira, CTO da Altice Portugal.
Por seu lado Nuno Nunes, CSO B2B da Altice Portugal, realçou que "esta solução, baseada em tecnologia quântica, reforça o sistema de parcerias com empresas líderes de mercado em segurança, o que permite que a Altice Empresas disponibilize ofertas de qualidade que respondem aos atuais e futuros desafios do mercado empresarial".


2022-11-28 | Breves do Sector

Com proteção de dados multicloud e inovações de segurança


2022-11-28 | Breves do Sector

Volume total de pagamentos em 2022 ultrapassa os 958 milhões de euros


2022-11-28 | Breves do Sector

Para se alcançar a descarbonização da economia


2022-11-25 | Breves do Sector

Entrega dos prémios decorrerá a 29 de novembro


2022-11-24 | Breves do Sector

A criar videojogos recorrendo à tecnologia Scratch


2022-11-24 | Breves do Sector

Para responder ao desafio da adoção de tecnologia pelas empresas


2022-11-24 | Breves do Sector

Participando em ronda de financiamento de 5,2 milhões de euros


2022-11-22 | Breves do Sector

O mais recente projeto de colaboração das duas empresas


2022-11-18 | Breves do Sector

No âmbito da celebração dos 30 anos no arquipélago