Altice International Innovation Award anuncia vencedores

2021-11-25 A 5.ª Edição do Altice International Innovation Award já tem os dois grandes vencedores nas categorias Academia e Startups. O projeto Collision Avoidance on Unmanned Aerial Vehicles using Deep Neural Networks e o projeto SenseGlove, da startup Glooma, reuniram o maior consenso e alcançaram o primeiro lugar, entre os projetos finalistas apurados.
O projeto Collision Avoidance on Unmanned Aerial Vehicles using Deep Neural Networks é um framework conceptual focado em veículos aéreos não tripulados, autónomos e em rede, para prevenção da colisão com objetos de reduzida dimensão, procurando atingir níveis aceitáveis de segurança e confiabilidade, da autoria de Dário Pedro no âmbito dos finalistas da academia. Já no caso do projeto SenseGlove, trata-se de um dispositivo médico de rastreio doméstico e portátil, que complementa o convencional autoexame mamário e que está conectado a uma aplicação móvel, proposto pela startup Glooma, reuniram o maior consenso e alcançaram o primeiro lugar, entre os projetos finalistas apurados.
A edição deste ano de um evento de referência nacional na área da inovação tecnológica, lançado em 2016, com o intuito de reforçar o posicionamento de Portugal no desenvolvimento da inovação, contou ainda com uma novidade: a atribuição do prémio "Inclusive by Fundação Altice", no valor de 15 mil euros. O galardão, que pretende premiar trabalhos que visem disponibilizar tecnologias de informação e comunicação para a inclusão digital, bem como soluções tecnológicas de acessibilidade ao serviço dos cidadãos, foi atribuído ao projeto Incluudo, uma plataforma inclusiva que possibilita a legendagem de meios, tradução, transcrição, descrição áudio e áudio inclusivo. A solução baseada em inteligência artificial combina máquinas com um toque humano e é destinada a pessoas com deficiência e profissionais de tradução, transcrição e descrição áudio.
Para além deste prémio, a Fundação decidiu ainda atribuir uma menção honrosa ao projeto RestartUs, uma plataforma online que promove a inclusão social e financeira das pessoas com baixos rendimentos. Através da oferta de diversos cursos e conteúdos, os seus utilizadores poderão não só desenvolver as suas capacidades, como também receber moedas digitais que poderão trocar por produtos e serviços promovidos no marketplace da plataforma.
Adicionalmente, a Agência Nacional de Inovação (ANI) associou-se, pelo 4º ano consecutivo, ao Altice International Innovation Award através da atribuição do BfK Awards. A distinção foi atribuída à startup Smartex.ai, com uma solução baseada em inteligência artificial e computer vision para inspeção em tempo- real de têxteis, sendo o principal objetivo a redução da produção defeituosa, considerada, entre os finalistas desta edição, o melhor exemplo de inovação colaborativa resultante de atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D). Valorizando o conhecimento científico e tecnológico nacional e assim contribuir para o desenvolvimento da economia, esta distinção pretende promover uma cultura de valorização do conhecimento científico e tecnológico nacional, premiando boas práticas e casos de sucesso.

O Prémio de Inovação da Altice Portugal destina-se a premiar empreendedores e startups em fase de incubação (até três anos) e com filial em Portugal ou França, bem como estudantes de mestrado e de doutoramento em Instituições Académicas portuguesas.

2022-01-20 | Breves do Sector

Oradores do líder de analítica avançada vão marcar presença no evento


2022-01-19 | Breves do Sector

Permitindo capacidade de responder a mudanças repentinas de mercado


2022-01-19 | Breves do Sector

Para estimular e reconhecer este movimento


2022-01-18 | Breves do Sector

Sérgio Silvestre é o responsável pela Claranet Labs


2022-01-18 | Breves do Sector

Operador garante que alargou liderança na nova geração móvel


2022-01-14 | Breves do Sector

Atingindo pontuação máxima em vários parâmetros