A Amazon Web Services (AWS) passou a disponibilizar em Portugal o Amazon Bedrock através da Região Cloud AWS de Espanha, em Aragão. Este é um serviço totalmente gerido, que simplifica o acesso dos clientes a modelos de linguagem de grande escala (LLM) de alto desempenho para as suas aplicações específicas de inteligência artificial generativa (IA Gen).
Para que os clientes pudessem aceder a esta nova tecnologia, o Amazon Bedrock ficou disponível a nível global em 2023, em regiões selecionadas. Agora, a disponibilidade geral vai proporcionar menor latência aos clientes em território ibérico, que vão poder inovar com IA generativa e a ter mais opções na construção de aplicações de IA generativa, de organizações públicas a empresas em setores regulamentados.
Disponibilizar fluxos de trabalho de IA generativa mais perto dos utilizadores finais ajuda a reduzir a latência, e beneficia especialmente clientes que precisam de tempos de resposta mais rápidos. Isto é essencial para aplicações que geram conteúdo em tempo real, experiências interativas e insights conversacionais instantâneos, e onde a rapidez no processamento faz toda a diferença.
"A chegada do Amazon Bedrock e do Amazon Nova à Região AWS de Espanha, em Aragão, é um marco para a inovação em Portugal e Espanha. Estes serviços de IA generativa vão permitir que startups e empresas impulsionem a inovação, otimizem operações e melhorem a experiência dos seus clientes. Este lançamento reafirma o compromisso da AWS com o futuro digital da Península Ibérica", afirma em comunicado Suzana Curic, AWS Country Lead para Portugal e Espanha.
Assim, os clientes em Portugal conseguem aceder aos mais recentes modelos de IA generativa através de uma única API: Amazon Titan (Titan Text Embeddings v2) e Amazon Nova (Nova Lite, Nova Pro e Nova Micro). O Amazon Bedrock também incorpora ferramentas poderosas para a construção de aplicações de IA generativa que seguem as regras de compliance de segurança e privacidade, como o RGPD e o HIPAA.
Entre as novas funcionalidades disponibilizadas estão a avaliação de Modelos no Amazon Bedrock. Com recurso a avaliações tanto automáticas como humanas, ajuda os clientes a avaliar, comparar e selecionar os modelos mais adequados e com o melhor desempenho para as necessidades específicas de cada cliente.
Há ainda novas funcionalidades que aceleraram a Engenharia de Prompts. Facilita a criação e otimização de prompts (instruções) e permite a sua partilha, de forma simples, entre aplicações de IA generativa. Esta funcionalidade permite que as equipas reutilizem prompts eficazes e colaborem entre si.
As bases de conhecimento permitem personalizar as respostas dos Modelos Base (FM), com dados contextuais e relevantes da empresa e, num processo rápido e simples, otimizar os FM de forma privada, e com recurso aos seus próprios conjuntos de dados rotulados.
Já os agentes para Amazon Bedrock permitem que as aplicações de IA generativa automatizem e executem, sem necessidade de programação manual, tarefas complexas - com múltiplos passos - com recursos a sistemas e fontes de dados da própria empresa. Isto simplifica a integração da IA generativa nos fluxos de trabalho pré-existentes.
Por fim, os guardrails para Amazon Bedrock implementam ‘barreiras' personalizadas que garantem uma IA responsável, com melhorias ao nível da segurança e da privacidade das interações, ao bloquear até mais 85% de conteúdo prejudicial. As novas funcionalidades garantem ferramentas, recursos - e formação - para uma utilização responsável e segura da IA generativa, em prol da inovação.
No lançamento ibérico, o Amazon Bedrock inclui modelos de compreensão da Amazon Nova: Amazon Nova Micro, um modelo de texto que responde com menor latência e um custo muito baixo; Amazon Nova Lite, um modelo multimodal, de processamento de imagem, vídeo e texto, que gera outputs de texto a um custo baixo rápido; e Amazon Nova Pro, um modelo multimodal para uma ampla gama de tarefas e altamente capaz - com a melhor combinação de precisão, velocidade e custo.
Estes modelos suportam mais de 200 idiomas, otimização de texto e visão, e através de funcionalidades como as Bases de Conhecimento e os Agentes do Amazon Bedrock, possibilitam uma integração fácil com dados e aplicações proprietárias.
Os modelos Amazon Nova são rápidos, económicos e fáceis de integrar com os sistemas e dados dos clientes. O Amazon Nova Micro, Lite e Pro são os mais rápidos das suas categorias no Amazon Bedrock, e são pelo menos 75% mais baratos.
Tanto em Portugal como em Espanha, já há organizações a usar IA generativa para aumentar a produtividade, melhorar a experiência do utilizador e transformar a forma como trabalham. São os casos da Visor.ai, Unbabel e Clever Advertising.