AWS disponibiliza mais de 100 modelos e capacidades com dados

2024-12-05

A Amazon Web Services está a apostar no reforço da oferta de ferramentas para ajudar os clientes a obter mais retorno dos seus dados. Assim, anunciou no âmbito do AWS re:Invent 2024, que decorreu em Las Vegas, várias novidades para o Amazon Bedrock, um serviço totalmente gerido para construir e escalar aplicações de IA generativa com foundation models de alto desempenho. Segundo a empresa da Amazon, trata-se da maior expansão de modelos até à data, novas ferramentas de otimização de interpretação e capacidades adicionais de dados, que dão aos clientes ainda mais flexibilidade e controlo para construir e implementar, de forma mais rápida, IA generativa pronta.
Assim, a AWS será em breve o primeiro fornecedor de cloud a oferecer modelos da Luma AI e poolside. Também adicionará o modelo Stability AI mais recente e, através da nova funcionalidade Amazon Bedrock Marketplace, está a dar acesso a mais de 100 modelos, emergentes e especializados, para que os clientes possam encontrar o tipo certo de modelos no Amazon Bedrock, para qualquer tarefa. O novo armazenamento em cache de prompts e o Roteamento Inteligente de Prompts ajudam os clientes a escalar os resultados de forma mais fácil e económica.
A empresa refere ainda que o suporte para dados estruturados e GraphRAG nas Bases de Conhecimento do Amazon Bedrock expande ainda mais a forma como os clientes podem aproveitar os seus dados para fornecer experiências personalizadas de IA generativa. 
"O Amazon Bedrock continua a registar um rápido crescimento à medida que os clientes aderem ao serviço pela sua ampla seleção de modelos líderes, ferramentas para personalizar facilmente com os seus dados, funcionalidades de IA responsável incorporadas e capacidades para desenvolver serviços sofisticados. O Amazon Bedrock está a ajudar a ultrapassar os maiores obstáculos que os programadores enfrentam, para que os clientes possam concretizar todo o potencial da IA generativa. Com estas novas capacidades, estamos a habilitar os clientes a desenvolver aplicações de IA mais inteligentes que irão fornecer maior valor aos seus utilizadores finais", refere em comunicado Swami Sivasubramanian, vice-presidente de IA e Dados da AWS.
Explica-se ainda que o Amazon Bedrock fornece aos clientes a mais ampla seleção de modelos totalmente geridos de empresas de IA líderes, incluindo AI21 Labs, Anthropic, Cohere, Meta, Mistral AI e Stability AI. Além disso, é o único local onde os clientes podem aceder aos recém-anunciados modelos Amazon Nova, uma nova geração de foudation models de ponta que oferecem inteligência avançada e desempenho a um preço competitivo. Com os anúncios recentes, a AWS expande ainda mais a escolha de modelos no Amazon Bedrock com a adição de mais modelos líderes do setor.
Os clientes podem agora encontrar e escolher facilmente entre mais de 100 modelos que podem ser implementados na AWS e acedidos através do Amazon Bedrock. Isso inclui modelos conhecidos como o Mistral Nemo Instruct 2407 da Mistral AI, o Falcon RW 1B do Technology Innovation Institute e os micros serviços NVIDIA NIM, juntamente com uma ampla gama de modelos especializados, incluindo o Palmyra-Fin da Writer para o setor financeiro, o Solar Pro da Upstage para tradução, o MARS6 de texto para áudio da Camb.ai e o modelo generativo ESM3 da EvolutionaryScale para biologia.
Assim que um cliente encontra um modelo ideal, seleciona a infraestrutura apropriada para as suas necessidades e implementa-o facilmente na AWS através de endpoints auto geridos. Os clientes podem então integrar o modelo, com segurança, às interfaces de programação de aplicações (APIs) unificadas do Amazon Bedrock, aproveitar ferramentas como Guardrails e Agentes e beneficiar de funcionalidades de segurança e privacidade incorporadas.
Os utilizadores terão a vantagem adicional de operar o Widn.AI na sua própria infraestrutura de cloud, oferecendo maior segurança, controlo e confiança. Isto torna mais fácil do que nunca integrar capacidades avançadas de tradução com IA nos fluxos de trabalho existentes. Será uma grande mudança para as empresas que procuram aumentar a eficiência, trabalhar com múltiplas línguas e expandir-se para novos 
Os clientes desejam aproveitar os seus dados, independentemente de onde ou em que formato estejam, para criar experiências exclusivas, com tecnologia de IA generativa, para os utilizadores. As Knowledge Bases do Amazon Bedrock são uma funcionalidade auto gerida que facilita aos clientes a personalização de respostas de foundation models com dados contextuais e relevantes que utiliza geração aumentada por recuperação (RAG). Embora as Knowledge Bases facilitem a ligação a fontes de dados como o Amazon OpenSearch Serverless e o Amazon Aurora, muitos clientes têm outras fontes e tipos de dados que gostariam de incorporar nas suas aplicações de IA generativa. 
 


2025-01-16 | Breves do Sector

Para analisar as tendências do merketing digital, a 28 de janeiro


2025-01-15 | Breves do Sector

Alcançando os 150 mil clientes


2025-01-15 | Breves do Sector

Reforçando oferta para PME na faturação eletrónica


2025-01-10 | Breves do Sector

Plataforma de insights de apoio ao desenvolvimento de negócios e tecnologia


2025-01-10 | Breves do Sector

Recolha de dados para profissionais do setor tecnológico está em curso


2025-01-09 | Breves do Sector

Candidaturas até 6 de maio de 2025


2025-01-09 | Breves do Sector

Definindo o que chama de ‘sinais de tendência’


2025-01-09 | Breves do Sector

Marca vai disponibilizar novas ofertas nos próximos meses