AWS e SAP revelam novas vias de inovação com IA generativa

2024-06-05

A Amazon Web Services (AWS) e a SAP estenderam a sua colaboração estratégica. O objetivo é transformar as experiências de planeamento de recursos empresariais (ERP) na cloud e ajudar as empresas a impulsionar novas capacidades e eficiências através da Inteligência Artificial generativa (IAGen).

Juntas, estão determinadas a apoiar os clientes na adoção da solução RISE with SAP na AWS, para melhorar o desempenho e a eficiência das cargas de trabalho SAP em execução na cloud e para incorporar a IAGen em todo o portefólio de aplicações críticas para o negócio de uma empresa.

"A AWS foi o primeiro fornecedor de cloud certificado para dar suporte ao portefólio da SAP e, atualmente, milhares de empresas executam soluções SAP na AWS para tirar o máximo partido das suas aplicações de missão crítica. Agora, a AWS e a SAP estão a acelerar e a facilitar a aplicação de IA generativa aos principais dados de negócio das empresas, de modo a se tornarem mais eficientes, recetivas e sustentáveis", afirma em comunicado Matt Garman, CEO da AWS.

"Parcerias como esta colaboração com a AWS são fundamentais à medida que incorporamos soluções de IA generativa nas nossas aplicações ERP para que os clientes possam acelerar a inovação a um ritmo elevado. Para além de fornecermos um ERP moderno na cloud aos nossos clientes conjuntos, estamos entusiasmados por apoiar a Amazon na sua própria jornada de transformação à medida que adota o RISE with SAP em áreas pioneiras como o Projeto Kuiper, a iniciativa do satélite da Amazon destinada a aumentar o acesso geral à banda larga", acrescenta Christian Klein, CEO da SAP.

O hub de IAGen incluído na infraestrutura SAP AI Core proporciona aos clientes um acesso seguro a uma ampla variedade de modelos de linguagem de grande porte (LLMs) que podem ser facilmente integrados às aplicações de negócio SAP. Com a integração de modelos de IA generativa do Amazon Bedrock, como a família de modelos Anthropic Claude 3 e o Amazon Titan, os clientes SAP poderão aceder a LLMs de elevado desempenho e a outros modelos basilares (FMs - Foundation Models) para criar aplicações personalizadas com os seus próprios dados. Dezenas de milhar de clientes utilizam o Amazon Bedrock para criar e dimensionar as aplicações de IAGen de forma fácil, rápida e segura, utilizando FMs de empresas líderes em IA, como a AI21 Labs, Anthropic, Cohere, Meta, Mistral AI, Stability AI e Amazon.

Com esta integração, os clientes SAP podem acelerar a adoção da IAGen e modernizar os principais processos de negócio construídos em soluções SAP. Estas inovações podem ser utilizadas em casos de uso incorporados no RISE with SAP e na funcionalidade de gestão do ciclo de vida de cenários inteligentes como uma componente de integração ou diretamente lado a lado na SAP Business Technology Platform (SAP BTP). A SAP e a AWS contam expandir a utilização das capacidades do Bedrock no hub de IAGen para permitir ainda mais funcionalidade de IA incorporada no portefólio de soluções e aplicações em cloud da SAP, incluindo casos de utilização adicionais em finanças e gestão do ciclo de vida de produtos.

O uso por parte da SAP de chips AWS Graviton3 para apoiar a SAP HANA Cloud permitirá ganhos de desempenho, economia de custos e eficiência energética à SAP. Ao usar instâncias da Amazon Elastic Compute Cloud (EC2) baseadas em Graviton3, a SAP obteve uma computação até 30% superior para cargas de trabalho analíticas e uma redução estimada de 45% na pegada de carbono para a SAP HANA Cloud. Agora, a SAP e a AWS estão a colaborar na próxima geração do Graviton4 para SAP HANA Cloud e outras aplicações SAP para continuar a melhorar o desempenho e a eficiência. Com base no sucesso da execução da SAP HANA Cloud no AWS Graviton, a SAP conta utilizar o AWS Graviton para suportar as soluções e aplicações SAP, como o SAP BTP, o SAP Datasphere, o SAP Analytics Cloud e a solução SAP Cloud ALM.

A SAP projeta utilizar os chips AWS Trainium e AWS Inferentia, criados especificamente para cargas de trabalho de IA e aprendizagem automática (ML), para treinar e ativação de futuras ofertas de SAP Business AI. Utilizando instâncias baseadas no Trainium e no Inferentia2 numa prova de conceito, os engenheiros da SAP treinaram e afinaram LLMs de IAGen em dois dias, face aos 23 dias necessários com instâncias comparáveis do Amazon EC2. Ao aproveitar a arquitetura especializada do Trainium, projetada para o treino eficiente de modelos de ML, a SAP pode acelerar o processo de desenvolvimento, mantendo altos níveis de precisão e fiabilidade.

Milhares de clientes selecionaram o RISE with SAP na AWS para executar as suas maiores e mais complexas implementações globais de soluções SAP. Agora, disponíveis de forma generalizada, as instâncias Amazon EC2 High Memory U7i de próxima geração oferecem até 32TiB de memória numa única instância e proporcionam aos clientes a memória e a flexibilidade de que necessitam para suportar a expansão dos requisitos da base de dados SAP HANA. As instâncias da Amazon EC2 High Memory U7i são a primeira oferta de 8-socket baseada na memória DDR5 por um fornecedor líder de cloud para melhoria do desempenho de aplicações com um uso intensivo de memória, como o SAP S/4HANA Cloud, como parte do RISE with SAP.

Entretanto, o Projeto Kuiper - a rede de banda larga por satélite da Amazon - está a implementar o RISE with SAP para dar suporte à sua complexa cadeia de abastecimento e produção e obter o máximo de desempenho e valor do seu software crítico SAP. A execução de soluções SAP na AWS permite à Kuiper aproveitar as mais recentes capacidades SAP incorporadas no RISE with SAP para impulsionar uma transformação impactante, acelerando as decisões da empresa e melhorando o desempenho e a produtividade gerais.

Centenas de milhões de pessoas não têm acesso adequado à Internet e o objetivo do Projeto Kuiper é ajudar a eliminar o fosso digital, fornecendo banda larga rápida e acessível a uma grande variedade de clientes que operam em locais sem ligações fiáveis à Internet. A concretização desta visão exige que a Kuiper construa satélites a um ritmo sem precedentes. O RISE with SAP permitirá à equipa do Projeto Kuiper tirar partido da infraestrutura mais fiável e escalável para executar um ERP moderno na cloud como um serviço gerido, para que se possa concentrar na inovação em vez da gestão de TI.


2024-07-18 | Breves do Sector

Foi o maior evento de compras de semore


2024-07-18 | Breves do Sector

1º primeiro agente de IA totalmente autónomo para empresas


2024-07-18 | Breves do Sector

Com o “colete das emoções” usado no NOS Alive


2024-07-18 | Breves do Sector

Pela sua dimensão inovadora nos Sistemas de Informação Geográfica


2024-07-18 | Breves do Sector

Para responder a um mundo cada vez mais híbrido


2024-07-18 | Breves do Sector

Em todos os festivais de música da Altice Portugal


2024-07-18 | Breves do Sector

Para o licenciamento cruzado de patentes 5G e colaborações comerciais


2024-07-18 | Breves do Sector

Evento será realizado em Lisboa a 12 de outubro


2024-07-16 | Breves do Sector

Chegam a todo o mercado para apoiar estratégias das organizações