A Amazon Web Services (AWS) anunciou uma parceria plurianual com a National Basketball Association (NBA) para impulsionar a próxima geração de inovação da liga. A AWS vai a tornar-se o Parceiro Oficial de Cloud e IA na Cloud da NBA e das suas ligas afiliadas, incluindo WNBA, NBA G League, Basketball Africa League e NBA Take-Two Media.
Como parte da parceria, a NBA e a AWS vão lançar a NBA Inside the Game, powered by AWS, uma nova plataforma de inteligência de basquetebol que transformará milhares de milhões de pontos de dados em insights apelativos e experiências interativas, com o objetivo de reinventar a forma como os fãs de todo o mundo interagem com o jogo. Construída com base na infraestrutura de IA líder da indústria da AWS, a plataforma vai introduzir um conjunto de funcionalidades que melhoram as transmissões em direto e elevam as experiências dos fãs na App NBA, em NBA.com e nas redes sociais da liga.
"A parceria com a AWS oferece-nos a oportunidade de elevar a experiência do jogo ao vivo através da inovação e de proporcionar aos fãs uma compreensão mais profunda do basquetebol nos próximos anos AWS tem um histórico comprovado no fornecimento de insights estatísticos únicos e na criação de experiências transformadoras que terão um grande impacto junto dos fãs da NBA em todo o mundo", diz Ken DeGennaro, Vice-Presidente Executivo e Diretor de Operações de Média e Tecnologia da NBA.
"Na AWS, estamos entusiasmados com a visão da NBA de ultrapassar os limites do que é possível no desporto. Esta parceria irá demonstrar como a cloud e a IA podem imaginar o jogo de basquetebol de uma forma diferente - desde a geração de novos insights até à criação de experiências que aproximam os fãs do desporto que amam. Juntos, estamos a fornecer tecnologia que não só melhora as transmissões em direto e as plataformas digitais, como também transforma a forma como jogadores, treinadores e fãs entendem o basquetebol", acrescenta rancessca Vasquez, vice-presidente de Professional Services & Agentic AI na AWS.
A NBA vai tirar partido das capacidades de IA da AWS para fornecer aos fãs estatísticas em tempo real e análises abrangentes durante os jogos. Esta nova plataforma de estatísticas avançadas processa os dados de acompanhamento de jogadores da NBA, que analisam os movimentos de 29 pontos de dados por jogador, ao utilizar machine learning e IA para contextualizar os desenvolvimentos do jogo e gerar insights em tempo real. Os fãs podem aprofundar a sua compreensão do jogo, acedendo a novas estatísticas através da App NBA, de NBA.com e durante os jogos da NBA em direto, incluindo nas transmissões da NBA na Prime Video.
Ao longo da época 2025-26, a NBA e a AWS vão introduzir novas estatísticas potenciadas por IA que capturam aspetos do desempenho no basquetebol que não eram medidos anteriormente. Como o Defensive Box Score, que quantifica as contribuições defensivas individuais que as estatísticas tradicionais não conseguem medir. Ou o Shot Difficulty, que transcende as estatísticas tradicionais de lançamento convertido ou falhado para avaliar todos os aspetos de cada tentativa de lançamento. Ou ainda o Gravity, que demonstra o que treinadores e analistas observam há anos - como certos jogadores criam vantagens para os colegas de equipa simplesmente por estarem em campo, mesmo sem tocar na bola.
O NBA Inside the Game powered by AWS contará também com uma tecnologia pioneira chamada "Play Finder", que utiliza IA para analisar e compreender os movimentos dos jogadores em milhares de jogos. Utilizando serviços da AWS como o Amazon Bedrock e o Amazon SageMaker, esta funcionalidade permitirá a pesquisa e recuperação instantânea de jogadas semelhantes, lançando as bases para futuras integrações de IA generativa construídas sobre dados de acompanhamento de jogadores. O Play Finder vai ajudar os fãs e os comentadores a aprenderem estratégias ofensivas comuns e a explorarem insights mais profundos, combinando os resultados das jogadas com análises avançadas.
Um sistema de alertas em tempo real dentro do Play Finder permitirá que os comentadores forneçam instantaneamente contexto histórico e avaliações estratégicas, o que vai tornar cada jogo ao vivo mais envolvente, educativo e perspicaz para os espetadores. As equipas da NBA terão acesso direto aos modelos de ML que alimentam o Play Finder para melhorar os seus fluxos de trabalho da direção e equipa técnica.
A App NBA, o NBA.com e o NBA League Pass, que disponibilizam cobertura e programação da NBA durante todo o ano para fãs em todo o mundo, vão correr na AWS. Através desta parceria com a AWS, a NBA irá acelerar o crescimento do basquetebol a nível mundial, oferecendo aos fãs oportunidades novas e únicas para compreenderem a estratégia das equipas e os conceitos que levam à execução em campo. Adicionalmente, a NBA e a AWS vão fornecer conteúdo no idioma local e experiências personalizadas aos fãs em todas as plataformas.
A parceria da NBA com a AWS expande a sua relação estratégica com a Amazon. Esta época marca o início do acordo histórico de 11 anos da Prime Video para os direitos de transmissão, com 67 jogos da época regular da NBA a serem transmitidos na Prime Video globalmente, e um conjunto de novas funcionalidades interativas previsto para estrear. A primeira noite da NBA na Prime Video vai contar com uma jornada dupla na sexta-feira, 24 de outubro, durante a primeira semana da época, com os Celtics a visitarem os Knicks (19:30 ET) e os Lakers a receberem os Timberwolves (22:00 ET), em duas reedições dos Playoffs da NBA de 2025.
Com resoluções de conversação 24 horas por dia para eliminar tickets de TI
Para modernização da rede de telecomunicações nos operadores de sistemas de distribuição