A Capgemini e a Ascendance reforçaram a sua parceria estratégica, com a primeira a apoiar em larga escala as soluções inovadoras da startup Ascendance. Vai ainda disponibilizas as suas competências para assegurar a industrialização de uma nova geração de aviões, com uma pegada ambiental significativamente mais reduzida, através da tecnologia.
Assim, nesta nova fase de colaboração, a Capgemini ajudará a Ascendance a industrializar os seus projetos-piloto tendo em vista acelerar a implementação da aviação sustentável em larga escala, através da tecnologia de propulsão híbrida-elétrica desenvolvida pela startup. Graças ao seu duplo posicionamento como fabricante de aeronaves e soluções de propulsão híbrida-elétrica, a Ascendance tem-se focado, desde a sua criação em 2018, no desenvolvimento de soluções pioneiras que permitam ao setor da aviação alcançar a neutralidade carbónica até 2050. E elegeu a propulsão híbrida-elétrica como abordagem concreta à aviação sustentável e dado que esta é passível de ser usada em várias áreas em todas as regiões (entre as quais o transporte de passageiros, as aplicações médicas, logísticas e a vigilância) a partir de agora.
Desde 2021, os especialistas em engenharia da Capgemini têm apoiado a Ascendance no seu roteiro de desenvolvimento de produtos, com vista à certificação em diversas áreas. Como a engenharia de sistemas, a física e o controle de voo, bem como o desenvolvimento de sistemas de energia e baterias.
No contexto do reforço desta parceria, e a fim de acelerar a fase de expansão e a industrialização do STERNA e da ATEA, as duas soluções tecnológicas para a transição energética da indústria aeronáutica desenvolvidas pela Ascendance, a Capgemini irá disponibilizar o seu amplo leque de competências ponta a ponta nas áreas da engenharia, tecnologia, dados e transformação dos negócios, impulsionando os domínios das baterias elétricas, a industrialização, os serviços conectados e a continuidade digital. Esta parceria sublinha o empenho da Capgemini em apoiar o crescimento de startups com elevado potencial, e está alinhada com os propósitos de sustentabilidade do grupo.
"Estamos muito satisfeitos por reforçarmos a nossa parceria com a Ascendance. Depois de uma primeira fase bem-sucedida e em que apoiámos o seu roteiro de desenvolvimento de produtos inovadores, estamos agora a entrar nas demonstrações da tecnologia para passarmos à industrialização. Num futuro próximo, graças à combinação do sistema de propulsão elétrica híbrida modular da Ascendance com as abrangentes competências da Capgemini nas áreas críticas de engenharia, transformação digital e negócios, seremos capazes de acelerar a implementação em larga escala de soluções descarbonizadas na indústria aeronáutica", afirma William Rozé, CEO da Capgemini Engineering.
Carbon Disclosure Project Sustainability Measurement and Management System