A Capgemini acaba de renovar a sua parceria com a Peugeot Sport, com o objetivo de prosseguir com o desenvolvimento do Hypercar 9X8 que corre no FIA WEC (World Endurance Championship). As duas empresas, pretendem melhorar os níveis de desempenho do Hypercar, através de dados alimentados por tecnologias de IA, e, simultaneamente reduzir a pegada de carbono da Peugeot Sport.
Ao longo dos dois últimos anos, as equipas da Capgemini desenvolveram uma poderosa plataforma de engenharia de dados que permite analisar as informações provenientes de corridas reais e simuladas, bem como os parâmetros que lhes estão associados (piloto, circuito, condições da corrida, etc.). O modelo de IA que alimenta os sensores virtuais é adaptado, agrupado e incorporado no computador de bordo do PEUGEOT 9X8 para permitir que sejam tomadas decisões mais informadas e para ajustar o comportamento do Hypercar em tempo real. Os engenheiros de corrida também conseguiram reduzir significativamente o tempo de processamento e análise - tarefas cuja realização antes demorava um dia inteiro, podem agora ser concluídas em apenas dez minutos.
A próxima etapa é usar a IA generativa para analisar os dados de tempo do sensor de modo a identificar eventuais anomalias ao longo de testes ou corridas muito longas. A utilização da tecnologia permitirá capturar e transformar em dados úteis as trocas e interações entre pilotos e engenheiros de corrida, que, no contexto do campeonato de resistência, podem durar várias horas. Estes novos dados serão posteriormente correlacionados com os da corrida de modo a assegurar a extração de informações valiosas que permitam otimizar ainda mais os níveis de desempenho do Hypercar.
A Capgemini apoia a Peugeot Sport e a Stellantis Motorsport em geral desde 2022 no seu processo global de descarbonização, oferecendo uma metodologia comprovada em cada etapa desta jornada. A primeira etapa envolveu o cálculo da pegada de carbono de todo o ecossistema do automobilismo: desde os veículos na pista até à logística das peças e equipas, passando pela organização de eventos desportivos.
Posteriormente, foram identificadas cerca de 30 ações concretas destinadas a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, apoiadas por um processo de avaliação anual que permitirá efetuar regularmente correções sempre que estas sejam necessárias. Após várias fases teóricas, a fase prática está agora em curso, com todos os planos de ação implementados. Os principais indicadores de desempenho são monitorizados de perto para medir os progressos e avaliar se as metas estão no bom caminho para serem alcançadas. O cálculo das emissões é atualizado anualmente.
"Estamos muito satisfeitos por continuarmos com esta colaboração para melhorar o desempenho da Peugeot Sport, tanto no que diz respeito aos seus resultados no desporto automóvel como ao seu impacto ambiental no automobilismo, através das mais recentes tecnologias de IA e da nossa vasta experiência em matéria de descarbonização", refere Andrea Falleni, CEO da Capgemini in Southern Europe e Member of the Group Executive Board.
A parceria entre a Peugeot Sport e a Capgemini é parte integrante da Capgemini's global sports sponsorship strategy, que visa em primeiro lugar, fazer parcerias com grandes marcas ou eventos desportivos em todo o mundo (como os Campeonatos do Mundo de Rugby para homens e mulheres ou a Ryder Cup) para celebrar o trabalho de equipa e a ousadia; e, em segundo lugar, aproveitar a sua experiência para fornecer ferramentas tecnológicas de ponta que permitam melhorar os resultados e as experiências dos fãs, como ficou patente na 37th America Cup em 2024.