CDI Portugal: Projeto “InGaming vai às escolas” é reconhecido

2024-06-06

O projeto "InGaming vai às escolas" foi distinguido com o Prémio Fidelidade Comunidade, atribuído pela companhia de seguros Fidelidade. Vai financiar o trabalho a ser implementado a partir do ano letivo 2024/2025 nas escolas de todo o país. 

O Prémio, que já vai na sua 5ª edição, apoia o projeto com um montante no valor de 85.400€, que irá contribuir para o desenvolvimento e realização de 24 sessões (in)formativas para toda a comunidade educativa com o objetivo de aumentar a literacia na área dos comportamentos aditivos associados aos videojogos e diminuir o risco de desenvolvimento desta problemática, que terão lugar de março de 2024 a outubro de 2025. As formações irão contemplar 15 sessões para 375 alunos, 3 sessões para encarregados de educação e 3 webinares para 105 professores. 

Serão também desenvolvidos e adaptados recursos e conteúdos para serem aplicados em cerca de 15 escolas e serão capacitados cerca de 40 embaixadores, jovens estudantes de ciências sociais e educação com interesse pela área, que ficarão responsáveis por atuar em meio escolar, e que irão receber também 3 ações de formação específica para dinamização das sessões (in)formativas nas escolas. 

O Prémio Fidelidade Comunidade, lançado em 2017 pela Fidelidade, surgiu com o objetivo de apoiar o setor social, viabilizando os projetos e fortalecendo a estrutura das instituições que atuam no âmbito da inclusão social de pessoas com deficiência ou incapacidade, envelhecimento e prevenção em saúde. 

"Este reconhecimento vem consolidar o esforço continuado do CDI Portugal em desbravar caminho para a consciencialização do gaming enquanto ferramenta de crescimento pessoal e em grupo, que representa múltiplas oportunidades pedagógicas no desenvolvimento de competências para os percursos de vida de cada um, especialmente do dos jovens, através da implementação de projetos como o "InGaming vai às Escolas", aponta João Baracho, Diretor Executivo do CDI Portugal. "Ao longo do próximo ano letivo, de 2024/2025, iremos ver os frutos deste prémio, que nos irá permitir chegar a mais cerca de 15 escolas e a alcançar diretamente mais 375 crianças e jovens do que até ao momento", diz ainda João Baracho.  

O processo de candidatura à 5ª edição do Prémio Fidelidade Comunidade, que decorreu entre 3 e 31 de outubro, contou com um total de 304 candidaturas. Em 2023, as candidaturas distribuíram-se entre vários setores, nomeadamente, na área do envelhecimento, com 121 candidaturas (41%), na área da inclusão social, com 101 candidaturas (34%) e na da prevenção em saúde, com 82 candidaturas (25%), esta última onde se inseriu o projeto do "InGaming vai às Escolas". 

O InGaming|Inclusive Gaming pretende tornar o gaming acessível e saudável, aos jovens gamers e não gamers, e dar a oportunidade aos jovens dos 15 aos 25 anos, de forma inclusiva, de ter as condições, ambiente e acompanhamento individual para o seu desenvolvimento enquanto gamers. A Casa Mãe do InGaming está sediada na Casa do Conhecimento de Valongo, que viu nascer esta iniciativa e que hoje ajuda jovens de todo o país, presencialmente e online, que viram o seu crescimento individual ser acompanhado por este universo, e que, atualmente, sofrem frequentemente também de uma componente aditiva neste âmbito, que assim é desenvolvida de forma positiva e útil para o quotidiano.


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