CMU Portugal abre concurso para 10 bolsas de Doutoramento em TIC

2025-10-09

O Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal) abriu o seu concurso anual para atribuição de até 10 bolsas integrais de doutoramento. Estas bolsas oferecem a oportunidade de os alunos passarem dois anos em Pittsburgh, nos Estados Unidos, e três em Portugal. Ao concluírem o doutoramento, os candidatos recebem dois diplomas: um pela Universidade americana de Carnegie Mellon e outro pela Universidade parceira em Portugal.
As dez bolsas em concurso enquadram-se nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação, as principais áreas de atuação do programa CMU Portugal, e são financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Em Portugal, o programa conta com a participação de várias instituições, nomeadamente as Universidades de Aveiro, Coimbra, Lisboa, Minho, Porto, a Universidade Católica e a Universidade Nova de Lisboa.
Este ano, serão aceites candidaturas para dois novos programas doutorais (Neurociência Cognitiva e Neural Computation), para além dos já existentes no concurso anterior (Aprendizagem Automática, Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia de Software, Engenharia de Políticas Públicas, Informática, Interação Pessoa-Máquina, Societal Computing, e Tecnologias de Língua Falada).
Os prazos para a submissão das candidaturas para o ano letivo 2026/2027 variam consoante as áreas de investigação a concurso:
- 1 de dezembro: Neurociência Cognitiva e Neural Computation.
- 10 de dezembro: Aprendizagem Automática, Engenharia de Software, Informática, Interação Pessoa-Máquina, Robótica, Societal Computing e Tecnologias da Língua Falada.
- 15 de dezembro: Engenharia e Políticas Públicas e Engenharia Electrotécnica e de Computadores.
Durante o período de doutoramento, as bolsas suportam o valor do subsídio de manutenção mensal e propinas referentes ao período dos alunos tanto na CMU como em Portugal. Todos os cursos são integralmente lecionados em inglês, tanto nos Estados Unidos como em Portugal.
O programa CMU Portugal conta já com quase duas décadas de experiência na atribuição de bolsas de doutoramento de grau dual e desde a sua criação, 99 alunos já obtiveram o grau dual. Entre os antigos alunos encontram-se inúmeros casos de sucesso em posições de liderança em empresas nacionais como a Feedzai, Unbabel ou Cloudflare. 
Nos Estados Unidos o programa tem alunos na IBM, Apple e Amazon, mas também em Universidades como a Carnegie Mellon, Universidade da Califórnia, Berkeley ou John Hopkins University. Na Europa existem alunos em posições nas Universidades Eindhoven e Amesterdão e em instituições de topo, como a Google, Huawei, Amazon ou Comissão Europeia.


2025-11-06 | Breves do Sector

Entre os fornecedores de serviços de IA para governos e autarquias


2025-10-30 | Breves do Sector

Reforçando projeto de acessibilidade na MEO Arena


2025-10-30 | Breves do Sector

Com resoluções de conversação 24 horas por dia para eliminar tickets de TI


2025-10-28 | Breves do Sector

Para modernização da rede de telecomunicações nos operadores de sistemas de distribuição


2025-10-28 | Breves do Sector

Plataforma democratiza acesso a conhecimento