DXC Code Challenge desafia jovens a criar videojogos

2023-11-28

A DXC Technology continua a despertar o interesse e a paixão dos jovens dos 1º, 2º e 3º ciclos, entre os 7 e os 15 anos, para o mundo da programação.  Assim, avançou com mais uma edição do concurso DXC Code Challenge, iniciativa que pretende aproximar estudantes portugueses da tecnologia e da ciência de forma divertida e colaborativa. Esta edição tem o apoio da Happy Code, para fazer chegar este concurso a mais jovens.
"Acreditamos que este concurso é a ferramenta certa para garantir que cada criança tem desde cedo contacto com as tecnologias, aproximando-se assim ao mundo em que vivemos, cada vez mais digital e global. Com recurso ao estímulo da programação, acreditamos que estamos a potenciar a imaginação das crianças, mas ao mesmo tempo melhorar as suas competências de pensamento e desenvolvimento das suas capacidades. Podendo estas estar mais ligadas aos campos da matemática e ciência, mas também relacionadas com a escrita ou mesmo foco e planeamento. Este é, pois, um dos propósitos do Concurso DXC Code Challenge, que os jovens possam abordar a ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) de uma forma atrativa, divertida e fácil de desenvolver" afirma Carlota Guedes Figueiredo, Marketing & Communication Specialist da DXC em Portugal.
"As crianças e jovens de hoje, são denominados de nativos digitais. Mas saber usar a tecnologia, e saber criar e desenvolver soluções com tecnologia, são duas áreas totalmente diferentes. Na Happy Code trabalhamos todos os dias com milhares de alunos para que o potencial humano das novas gerações cresça, através da utilização de tecnologia para desenvolver competências de pensamento e raciocínio, criatividade, colaboração, curiosidade, cidadania, bem como a capacidade de rapidamente transformar problemas, em soluções viáveis. O Concurso DXC Code Challenge, à qual a Happy Code se associa de corpo e alma, é por isso uma iniciativa única para atrair, através da imaginação, ideação e programação de jogos, cada vez mais crianças e jovens para desenvolver as suas competências humanas através de tecnologia. Estamos assim a criar as próximas gerações de pensadores e criadores do futuro" afirma Pedro Teixeira, fundador da Happy Code Portugal. 
O DXC Code Challenge é um concurso de programação em Scratch e MakeCode Arcade, aberto a qualquer jovem estudante e que vai colocar a sua imaginação e habilidades à prova. Combinando tecnologia e valores numa única iniciativa para fazer a diferença, a iniciativa desafia os jovens a criarem a sua Expedição Intergaláctica, dando asas à sua imaginação. Os desafios inserem-se na temática da descoberta do espaço: de que forma enfrentarias o lado desconhecido do Espaço? Tens alguma solução para conseguir explorar o Espaço em segurança? Consegues imaginar uma forma ou invenção capaz de ajudar a combater os Extraterrestres e explorar outra dimensão?
Cada grupo de jovens terá de criar um videojogo de aventuras, existindo para tal três categorias: Kids, 1º ciclo dos 7 aos 9 anos, Júnior, 2º ciclo dos 10 aos 11 anos, e Sénior, 3º ciclo dos 12 aos 15. A iniciativa não se destina apenas a contextos escolares, podendo as crianças concorrer a título individual ou formar grupos de dois com os irmãos ou amigos. 
As inscrições estão abertas pelo que no decorrer dos próximos meses os jovens devem elaborar o seu projeto, com o envio do mesmo a ser feito até ao dia 29 de abril de 2024. Segue-se a avaliação dos mesmos sendo que a revelação dos vencedores terá lugar no dia 20 de maio. 
Nos Desafios Kids e Júnior, recorrendo ao Scratch e em pares, os participantes deverão desenhar um jogo de plataformas em 2D.  No desafio Sénior, recorrendo ao MakeCode Arcade e em pares, os participantes deverão desenhar um jogo de plataformas bidimensional (2D), criando múltiplos cenários e incluindo um adversário no ambiente de jogo.
Toda a informação está disponível no website https://dxccodechallenge.pt/.
 


2024-02-15 | Breves do Sector

Focando equipas na modernização e digitalização do país


2024-02-15 | Breves do Sector

Novo instrumento inovador de integração e análise de dados


2024-02-15 | Breves do Sector

Reafirmando posição de referência em soluções tecnológicas


2024-02-15 | Breves do Sector

Atingindo a melhor classificação na indústria tecnológica


2024-02-09 | Breves do Sector

Será selecionado um representante nacional para estar presente


2024-02-08 | Breves do Sector

Para garantir uma utilização segura da internet


2024-02-08 | Breves do Sector

Por inovação com tecnologia Blockchain


2024-02-08 | Breves do Sector

Apoiando startups em duas edições distintas


2024-02-08 | Breves do Sector

Através de um conjunto abrangente de soluções


2024-02-08 | Breves do Sector

Abrangendo iniciativas nas escolas em todo o país